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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Andreia Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278324T4pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Thomaz Spartacus Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248507Y4pt_BR
dc.creatorTavares, Elaine de Oliveira Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T18:07:46Z-
dc.date.available2019-05-22-
dc.date.available2019-08-26T18:07:46Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10569-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista. O projeto teórico foi desenvolvido a partir da reportagem “França proíbe celulares nas escolas públicas”, publicada pela Folha de São Paulo, em 31 de julho de 2018, tendo utilizado como recursos o celular. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto teórico foi que proibir o uso de celular em sala de aula não é a melhor opção diante de uma clientela digital que utiliza este dispositivo em todas as suas atividades diárias, pois pode afastar cada vez mais da realidade dos estudantes. Proibir o uso do celular em sala de aula pode não ser uma boa estratégia pedagógica para os professores, uma vez que os alunos de hoje são digitais e conectados. Todavia, se esse recurso for trazido para a sala de aula como um dispositivo que tem o poder de melhorar a motivação, o nível de concentração e a interação dos alunos entre si e com os conteúdos de aprendizagem, o celular pode se tornar um aliado no sentido de ser mais um apoio didático ao professor, incrementando as aulas e as pesquisas realizadas. Apesar da escola ainda não está preparada para as tecnologias, está andando a passos lentos a proibição é um caminho contrário ao desenvolvimento tecnológico. A melhor opção é chegar a um consenso onde o professor juntamente com os alunos possam criar regras que vão definir o uso celular em sala de aula. Com a participação dos pais e da supervisão pedagógica, definir um regulamento onde todos devem assinar assumindo o compromisso de cumprir todas as regras negociadas. Desta forma a educação tecnológica está sendo desenvolvida de forma coerente e a favor de todo ensino aprendizadopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCelularpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNovas linguagens e a escola o uso de celular em sala de aula proibir ou não o celular em sala de aula?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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