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dc.contributor.advisor1Tavares Junior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elisabeth Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751772Y5pt_BR
dc.contributor.referee2Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.creatorRossini, Sandrine Cristina Ibañes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441694U1pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:51:09Z-
dc.date.available2016-03-30-
dc.date.available2016-04-24T02:51:09Z-
dc.date.issued2013-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1053-
dc.description.abstractThe current Educational Action Plan analyzes the implementation of the Evaluation policy established in the Municipal Schools in Limeira, state of São Paulo, through the Resolution SME number 01/2012, which modifies some aspects related to assessment until 2011, regarding to groups and evaluated areas in municipal assessment, both in internal and external levels, when adopting acronyms to represent the development of students from primary schools, from mastering skills scales. The study was motivated due to the fact that the new policy has been presented in the beginning of the school year 2012 to principals, together with the lack of training programs. Five schools were selected, including the principals. This way, the analysis of how the policy is interpreted and recreated by the people who work in the system, the identification of its effects from people involved, the relation between the principals and the policy and the pedagogical work developed in the units, in addition to the difficulties found in implementing the new Evaluation System which are shown through the interviews made and also by the visit reports at the schools. The professional leadership analysis, exercised by each principal, demonstrates important, centralizing and bureaucratic aspects of The Municipal Secretary of Education which impacts the school management, creates a distance from the people who work in the pedagogical area and makes the appropriation difficult on the new implemented policy, subsidizing the starting of a training to the principals from municipal schools, qualifying them to the new evaluation system and strengthen its pedagogical leadership in order to have a more efficient school management.pt_BR
dc.description.resumoO presente Plano de Ação Educacional analisa a implementação da política de avaliação instituída na Rede Municipal de Ensino de Limeira-SP por meio da Resolução SME nº 01/2012, que altera alguns aspectos da avaliação existente na rede até 2011, tanto no que se refere às turmas e áreas avaliadas na avaliação municipal em nível externo quanto na avaliação em nível interno, ao adotar siglas para representação do desempenho dos estudantes do ensino fundamental a partir de escalas de domínio de habilidades. O fato de a nova política ter sido apresentada no início do ano letivo de 2012 aos gestores escolares, associado à inexistência de programas de formação com esses atores no município, motivou o estudo. Foram selecionadas cinco escolas municipais, constituindo seus gestores os sujeitos da presente pesquisa. Dessa forma, a análise de como a política é interpretada e recriada pelos profissionais que atuam no âmbito escolar, a identificação de seus efeitos a partir da atuação dos atores envolvidos, a relação estabelecida pelos gestores escolares com a política e com o trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades escolares, além das dificuldades encontradas na implementação do novo Sistema de Avaliação, são evidenciadas por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e de relatórios de visitas às escolas. A análise da liderança profissional exercida por cada gestor evidencia importantes aspectos da dinâmica centralizadora e burocrática da Secretaria Municipal da Educação que impactam a gestão escolar à medida que distanciam os gestores do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas e dificultam sua apropriação sobre a nova política implementada, subsidiando a propositura de um programa de formação direcionado aos gestores escolares municipais, objetivando qualificá-los para o novo Sistema de Avaliação do Município e fortalecer sua liderança pedagógica para a eficácia escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de avaliaçãopt_BR
dc.subjectLiderança pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEvaluation systempt_BR
dc.subjectPedagogical leadershippt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise da implementação do sistema de avaliação educacional em Limeira – SP a partir da atuação dos gestores escolares das escolas pesquisadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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