https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10507
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
renatofrossardcardoso.pdf | 634.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Bruna Tostes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5223705084281805 | pt_BR |
dc.creator | Cardoso, Renato Frossard | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9103129306176710 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:06:42Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20 | - |
dc.date.available | 2019-08-21T17:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10507 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre os novos desafios e possibilidades para o ensino de Artes Visuais na educação básica, considerando o fato de que, hoje, na chamada “Era Digital”, vive-se uma realidade em que a transmissão da informação e a comunicação ocorrem de forma rápida e massiva, o que tem afetado profundamente a sociedade, seus processos produtivos, a difusão do conhecimento e, sobretudo, a forma como se ensina e como se aprende. Neste contexto, é importante pensar a respeito de como o arte-educador – nesse caso específico, o professor de Artes Visuais – deve se posicionar diante deste novo mundo, de forma a conseguir acompanhar as mudanças e ser bem sucedido na difícil arte de educar. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão bibliográfica, que teve o objetivo de conhecer um pouco do que alguns autores têm falado sobre o tema. A este trabalho de revisão somam-se as reflexões do autor deste trabalho, reflexões estas que estão fundadas em suas experiências pessoais com a educação e na formação adquirida durante o Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Espera-se que este artigo possa contribuir para ampliar o entendimento a respeito dos novos desafios do arte-educador em Artes Visuais no mundo tecnológico e sobre como deve ser sua formação para que ele possa desempenhar, com sucesso, suas atribuições no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de artes visuais na educação básica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais e tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Formação do arte-educador em artes visuais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Ensino de artes visuais na era digital: reflexões sobre os novos desafios e possibilidades para o ensino de artes visuais na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License