https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10503
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
daianeferreiradefreitassilvasouza.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mattos, Carmem Lúcia Altomar | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9368972503145974 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Souza, Patrícia Gomes Alves de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0173418951050473 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Daiane Ferreira de Freitas Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:04:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15 | - |
dc.date.available | 2019-08-21T17:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10503 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou “investigar” a prática docente no ensino de Artes no 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Monsenhor Ibrahim Gomes Caputo”, localizada no município de Piraúba-MG. O principal objetivo foi descobrir como tem sido o desenvolvimento das aulas de Artes e responder aos seguintes questionamentos: Quais são os sentidos e significados adquiridos nas aulas de Artes para as crianças? E para o professor? Será que existe um espaço reflexivo e criativo que contemple a participação de todos? O que os alunos podem aprender através de uma aula mais lúdica e diferente do tradicional/mecanizado? Para a metodologia, foram utilizadas observações de como se dá o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Artes, utilizando alguns documentos oficiais, pensamentos de diferentes autores e o planejamento do professor como embasamento e auxílio na discussão da pesquisa. A partir disso, realizou-se uma experimentação/intervenção com as crianças para a elaboração de uma atividade diferente, dinâmica, em que os alunos tiveram a oportunidade de participar, dialogar, opinar, criar e vivenciar um momento significativo e de muito aprendizado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | As práticas e desafios do ensino/aprendizagem em artes no 1º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License