Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10503
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daianeferreiradefreitassilvasouza.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mattos, Carmem Lúcia Altomar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9368972503145974pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Patrícia Gomes Alves de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0173418951050473pt_BR
dc.creatorSouza, Daiane Ferreira de Freitas Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T17:04:30Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2019-08-21T17:04:30Z-
dc.date.issued2019-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10503-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma pesquisa que buscou “investigar” a prática docente no ensino de Artes no 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Monsenhor Ibrahim Gomes Caputo”, localizada no município de Piraúba-MG. O principal objetivo foi descobrir como tem sido o desenvolvimento das aulas de Artes e responder aos seguintes questionamentos: Quais são os sentidos e significados adquiridos nas aulas de Artes para as crianças? E para o professor? Será que existe um espaço reflexivo e criativo que contemple a participação de todos? O que os alunos podem aprender através de uma aula mais lúdica e diferente do tradicional/mecanizado? Para a metodologia, foram utilizadas observações de como se dá o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Artes, utilizando alguns documentos oficiais, pensamentos de diferentes autores e o planejamento do professor como embasamento e auxílio na discussão da pesquisa. A partir disso, realizou-se uma experimentação/intervenção com as crianças para a elaboração de uma atividade diferente, dinâmica, em que os alunos tiveram a oportunidade de participar, dialogar, opinar, criar e vivenciar um momento significativo e de muito aprendizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleAs práticas e desafios do ensino/aprendizagem em artes no 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização Ensino de Artes Visuais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons