Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10495
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bethaneborgesduartevicentini.pdf521.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mattos, Carmem Lúcia Altomar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745846D2pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Patrícia Gomes Alves de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8703443P4pt_BR
dc.creatorVicentini, Bethane Borges Duarte-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T16:57:48Z-
dc.date.available2019-08-14-
dc.date.available2019-08-21T16:57:48Z-
dc.date.issued2019-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10495-
dc.description.abstractThe present age is marked by the visual, by the images. Photography is a form of visual art used to perpetuate moments, considered a historiographic source that allows careful observation in urban, social and cultural environments at distinct times making it possible to understand these processes by the information that the photograph provides. The present work presents reflections about photography, its possibilities and fragilities. Do the photographs always show the truth? Are there ways to manipulate the reality shown in the photos? Have you ever stopped to think that photographs can often be fictional images? Observations on the social uses of photography, visual and material dimensions of photography, relation between media and photography, photography as fictional images, the role of Art Education and the possibility of using photography in the classroom are presented.pt_BR
dc.description.resumoA época atual é marcada pelo visual, pelas imagens. A fotografia é uma forma de arte visual utilizada para eternizar momentos, considerada fonte historiográfica que permitirem a observação cuidadosa nos ambientes urbanos, sociais e culturais em épocas distintas tornando possível compreender estes processos pelas informações que a fotografia fornece. O presente trabalho apresenta reflexões sobre fotografia, suas possibilidades e fragilidades. Será que as fotografias sempre mostram a verdade? Existem formas de manipular a realidade mostrada nas fotografias? Você já parou para pensar que as fotografias podem ser muitas vezes, imagens ficcionais? São apresentadas observações sobre os usos sociais da fotografia, dimensões visual e material da fotografia, relação entre as mídias e a fotografia, fotografia como imagens ficcionais, o papel da Arte Educação e a possibilidade de utilização da fotografia em sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectImagem ficcionalpt_BR
dc.subjectArte educaçãopt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectFictional imagept_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleFotografias: possibilidades e fragilidadespt_BR
dc.title.alternativePhotos: possibilities and fragilitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização Ensino de Artes Visuais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons