Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10489
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analuizamarquesvasconcelosvieira.pdf275.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Caetano, Renata Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4437842D3pt_BR
dc.creatorVieira, Ana Luiza Marques Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8012055J4pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T16:52:53Z-
dc.date.available2019-08-14-
dc.date.available2019-08-21T16:52:53Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10489-
dc.description.abstractThis article is based on some of the laws which regulate art teaching in Brazil and aims to reflect on how didactic books, schools and teachers incorporate them in their daily routines. The goal is to analyze these issues by means of the account presented by the author of her experience as an artist/teacher in public schools. Examining didactic books used between 2016 and 2019, the intention is to problematize the space art occupies in public schools raising issues about interdisciplinarity in school, didactic materials, the various interpretations of the laws in this area and the qualification of art teachers.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo parte de algumas leis que regulamentam o ensino de arte no Brasil para refletir sobre como os livros didáticos, as escolas e professores as incorporam no dia a dia. O objetivo é fazer uma análise dessas questões por meio do relato da experiência da autora como professora/artista em escolas públicas. Através da análise de livros didáticos utilizados entre 2016 e 2019, pretende-se problematizar qual o lugar da arte na escola pública, levantando questões sobre interdisciplinaridade na escola, material didático, as várias interpretações de leis sobre a área e a formação de professores de Arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectArt teachingpt_BR
dc.subjectDidactic materialpt_BR
dc.subjectDidactic bookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleEntre leis e livros: desafios do ensino de artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização Ensino de Artes Visuais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons