https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10489
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
analuizamarquesvasconcelosvieira.pdf | 275.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Caetano, Renata Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4437842D3 | pt_BR |
dc.creator | Vieira, Ana Luiza Marques Vasconcelos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8012055J4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:52:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14 | - |
dc.date.available | 2019-08-21T16:52:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10489 | - |
dc.description.abstract | This article is based on some of the laws which regulate art teaching in Brazil and aims to reflect on how didactic books, schools and teachers incorporate them in their daily routines. The goal is to analyze these issues by means of the account presented by the author of her experience as an artist/teacher in public schools. Examining didactic books used between 2016 and 2019, the intention is to problematize the space art occupies in public schools raising issues about interdisciplinarity in school, didactic materials, the various interpretations of the laws in this area and the qualification of art teachers. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo parte de algumas leis que regulamentam o ensino de arte no Brasil para refletir sobre como os livros didáticos, as escolas e professores as incorporam no dia a dia. O objetivo é fazer uma análise dessas questões por meio do relato da experiência da autora como professora/artista em escolas públicas. Através da análise de livros didáticos utilizados entre 2016 e 2019, pretende-se problematizar qual o lugar da arte na escola pública, levantando questões sobre interdisciplinaridade na escola, material didático, as várias interpretações de leis sobre a área e a formação de professores de Arte. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Visual arts | pt_BR |
dc.subject | Art teaching | pt_BR |
dc.subject | Didactic material | pt_BR |
dc.subject | Didactic book | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Entre leis e livros: desafios do ensino de arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License