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dc.contributor.advisor1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368585419362246pt_BR
dc.contributor.referee1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira Junior, Potiguara Mendes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9347187045034977pt_BR
dc.creatorAsty, Marcelo Fazolato-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5989698902221802pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-08T16:54:31Z-
dc.date.available2019-07-26-
dc.date.available2019-08-08T16:54:31Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10431-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO diretor de cinema Alfred Hitchcock sempre foi conhecido por sua habilidade em desencadear emoções e conduzir a reação dos espectadores. Este trabalho se propôs, através de conceitos introduzidos por Charles S. Peirce e Sergei Eisenstein, entre outros, a visualizar três obras do cineasta: Marnie, Confissões de uma Ladra, Topázio e Trama Macabra, verificando se havia nelas cores que se caracterizavam como intervenções narrativas. De modo a entender a relação do cinema com as cores, foi visitado o início da arte, através dos Lumière, Méliès e diversos criadores, até a carreira de Hitchcock. Os três filmes foram escolhidos de forma aleatória e analisados sob a ótica da Gramática Especulativa, elaborada por Peirce, de modo a detectar e categorizar cada uma dessas possíveis intervenções e prever quais relações e interpretantes estão aptas a criar. Dentro de cada filme, foram escolhidas três cenas ao acaso e randomicamente escolhidas. Por meio desse processo, foi observado que o diretor criou relações que, quando percebidas por determinadas mentes interpretadoras, de fato intervém em suas narrativas, enfatizando detalhes ou enriquecendo atmosferas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfred Hitchcockpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectCorpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectImagem e representaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleCores e suas intervenções nas narrativas de Alfred Hitchcockpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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