https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10431
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcelofazolatoasty.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pimenta, Francisco José Paoliello | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2368585419362246 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alvarenga, Nilson Assunção | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4188323551381417 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silveira Junior, Potiguara Mendes da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9347187045034977 | pt_BR |
dc.creator | Asty, Marcelo Fazolato | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5989698902221802 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T16:54:31Z | - |
dc.date.available | 2019-07-26 | - |
dc.date.available | 2019-08-08T16:54:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10431 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O diretor de cinema Alfred Hitchcock sempre foi conhecido por sua habilidade em desencadear emoções e conduzir a reação dos espectadores. Este trabalho se propôs, através de conceitos introduzidos por Charles S. Peirce e Sergei Eisenstein, entre outros, a visualizar três obras do cineasta: Marnie, Confissões de uma Ladra, Topázio e Trama Macabra, verificando se havia nelas cores que se caracterizavam como intervenções narrativas. De modo a entender a relação do cinema com as cores, foi visitado o início da arte, através dos Lumière, Méliès e diversos criadores, até a carreira de Hitchcock. Os três filmes foram escolhidos de forma aleatória e analisados sob a ótica da Gramática Especulativa, elaborada por Peirce, de modo a detectar e categorizar cada uma dessas possíveis intervenções e prever quais relações e interpretantes estão aptas a criar. Dentro de cada filme, foram escolhidas três cenas ao acaso e randomicamente escolhidas. Por meio desse processo, foi observado que o diretor criou relações que, quando percebidas por determinadas mentes interpretadoras, de fato intervém em suas narrativas, enfatizando detalhes ou enriquecendo atmosferas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfred Hitchcock | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Cor | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Imagem e representação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Cores e suas intervenções nas narrativas de Alfred Hitchcock | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Jornalismo - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License