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dc.contributor.advisor1Lopes, Érika Savernini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5130539919434347pt_BR
dc.contributor.referee1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Thalita Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778222822394147pt_BR
dc.creatorMiranda, Mariana Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474203777587437pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-08T16:40:51Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-08-08T16:40:51Z-
dc.date.issued2017-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10413-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA partir do conceito de cinema de poesia proposto pelo cineasta-teórico Pier Paolo Pasolini no contexto do cinema moderno europeu, buscou-se aproximar características estilísticas desse período com o desenvolvimento do cinema argentino. Ao identificar a presença de elementos comuns entre essas cinematografias, compreendeu-se a permanência dos aspectos relacionados ao poético no filme “O pântano” (La ciénaga, 2001, Argentina), da cineasta Lucrecia Martel. Tomando como base a “subjetiva indireta livre” proposta por Pasolini como a personagem central que interfere na estrutura formal fílmica a partir de seus estados problemáticos, entendeu-se o filme de Martel em um movimento de adensamento do que foi teorizado pelo autor. Os modos estilísticos pensados por Pasolini se complexificam no cenário contemporâneo, fazendo parte de uma renovação da língua de poesia no cinema. Ao utilizar três personagens problemáticas que têm seus estados explorados pela organização estilística do filme, Martel explora de maneira formalista a linguagem cinematográfica, criando zonas de abertura que propõem outro relacionamento com o espectador, previsto como colaborador ativo na construção do filme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema argentino contemporâneopt_BR
dc.subjectPasolinipt_BR
dc.subjectCinema de poesiapt_BR
dc.subjectLucrecia Martelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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