https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10412
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariacarolinefrizeirodossantos.pdf | 6.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Erika Savernini | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5130539919434347 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alvarenga, Nilson Assunção | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4188323551381417 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Eduardo Sérgio Leão de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7974390586872739 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Maria Caroline Frizeiro dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8511826639303872 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T16:39:49Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24 | - |
dc.date.available | 2019-08-08T16:39:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10412 | - |
dc.description.abstract | This work was done in order to understand production design, its possibilities of use, mainly as an enriching resource of narrative and character construction and the way it is used by director Wes Anderson. From a bibliographical review conceptualizing what is production design, its elements and forms of use and what is character and how it is characterized and presented, were used as object of study three movies of the director, The Royal Tenenbaums (USA, 2001), Moonrise Kingdon (USA, 2012) and The Grand Budapest Hotel (England / Germany, 2014). The analysis was made taking into account the work done by the production design in general in each one of the movies, highlighting their performance in the course of the plot and the use of this feature in the characterization. In the end, was possible to recognize recurrences in the work of Wes Anderson, as well to understand the relevance of the production design in the presentation of the plot and characters. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi realizado com o objetivo de compreender a direção de arte, suas possibilidades de uso, sobretudo enquanto recurso enriquecedor de narrativa e construção de personagem e a forma como é utilizada pelo diretor Wes Anderson. A partir de uma revisão bibliográfica conceituando o que é direção de arte, seus elementos e formas de uso e o que é personagem e como é caracterizado e apresentado, foram utilizados como objeto de estudo três filmes do diretor, Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums, EUA, 2001), Moonrise Kingdon (EUA, 2012) e o Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, Inglaterra/Alemanha, 2014). A análise foi feita levando em conta o trabalho feito pela direção de arte geral em cada um dos filmes, ressaltando sua atuação no decorrer das tramas e dando destaque para o uso desse recurso na caracterização de personagens. Ao final, foi possível reconhecer recorrências no trabalho de Wes Anderson, bem como compreender a relevância da direção de arte na apresentação da trama e personagens. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direção de arte | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Wes Anderson | pt_BR |
dc.subject | Production design | pt_BR |
dc.subject | Character | pt_BR |
dc.subject | Wes Anderson | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | A direção de arte nas obras de Wes Anderson | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Jornalismo - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License