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dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730573J0pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Cristiano Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762774A9pt_BR
dc.creatorCôrtes, Elia Marcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:46:20Z-
dc.date.available2016-03-29-
dc.date.available2016-04-24T02:46:20Z-
dc.date.issued2013-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1040-
dc.description.abstractThis study proposes to investigate the impact of bimonthly diagnostic evaluation Saerjinho at the state school routine in northwest region in the state of Rio de Janeiro, demonstrating whether there are influences by this process of assessment in the school agents conception of internal and external evaluation and whether these influences are positive. Saerjinho was first applied in 2011 as part of Assessment System of the Education Department State aiming to be an instrument to identify students’ difficulties and enabling interventions of principals and teachers before SAERJ, the annual assessment. Since it was implemented Saerjinho seems to have influenced managers, teachers and students conceptions over the school in question about evaluation causing mentality and attitude changing toward it and especially regarding systemic assessments. In order to develop this research two techniques are applied: the interview with some school community representatives, either directly or indirectly involved in the process of bimonthly diagnostic evaluation and active observation in which we observe school environment and its involvement with that assessment. In this dissertation we also discuss the contributions of this diagnostic evaluation to the challenges of education quality at school as microcosm, since quality is the greatest challenge of education administration in the state of Rio de Janeiro.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a investigar o impacto da Avaliação diagnóstica bimestral Saerjinho na rotina de uma escola estadual da região Noroeste do estado do Rio de Janeiro, verificando se há influências desse processo avaliativo na concepção de avaliação externa e interna dos atores escolares e se essas influências são positivas. O Saerjinho foi implantado em 2011, como parte do Sistema de Avaliação da Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de ser um instrumento para identificação das dificuldades dos alunos, possibilitando intervenções dos gestores e professores, antes da avaliação anual, o SAERJ. Desde que foi implantado, o Saerjinho parece ter influenciado a concepção de gestores, professores e alunos, da escola em análise, sobre a avaliação, provocando uma mudança de mentalidade e de postura em relação à mesma e, especialmente, em relação às avaliações sistêmicas. Para o desenvolvimento da pesquisa, são utilizados dois procedimentos: a entrevista com alguns representantes da comunidade escolar, direta ou indiretamente envolvidos no processo de avaliação diagnóstica bimestral, e a observação participante, pela qual se verifica o ambiente escolar e o envolvimento da comunidade com a referida avaliação. Neste trabalho, discutem-se, ainda, as contribuições desta avaliação diagnóstica para os desafios da qualidade da educação, na escola, enquanto microcosmo, uma vez que a qualidade é o grande desafio da gestão educacional no estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaerjinhopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectSaerjinhopt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectQuality of educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO impacto do Saerjinho nas concepções de avaliação externa e interna em uma escola do noroeste fluminensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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