https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10409
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leticyabernadetealexandre.pdf | 3.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Caravela, Gabriela Borges Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157127991275816 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Letícia Perani | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2564650639840897 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Wendell Guiducci de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5982297898761049 | pt_BR |
dc.creator | Alexandre, Leticya Bernadete | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1289373254482796 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T16:38:24Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24 | - |
dc.date.available | 2019-08-08T16:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10409 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A cultura da convergência estimula os consumidores a terem uma maior atuação no fluxo de informação. Isso tem refletido em vários âmbitos, inclusive na indústria musical. As plataformas de streaming surgiram para facilitar o acesso à música no ambiente digital, contando com uma série de ferramentas que operam de acordo com as ações de seus usuários, como o sistema de recomendação musical, além de terem se firmado como espaços híbridos de comunicação. Tendo o Spotify, principal serviço de streaming musical do mundo, como objeto de estudo, o presente trabalho investiga como ocorre a interação nessas plataformas, trabalhando, especialmente, com os paradigmas de cibercultura, e culturas da convergência e participativa, para mostrar as principais mudanças que a comunicação, como um todo, vem sofrendo. Por meio de pesquisa bibliográfica, buscou-se discutir o conceito de interação, bem como fazer um panorama dos dispositivos de armazenamento musical, trazendo um histórico das indústrias fonográfica e radiofônica, desde o início de ambas até a era da internet. A partir disso, foi abordado o mercado de música digital e o crescimento do streaming no ramo, com foco na análise das ferramentas do Spotify, que contribuem para a interação do usuário com a plataforma. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cultura da convergência | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Streaming | pt_BR |
dc.subject | Spotify | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Interação nas plataformas de streaming musical: um estudo sobre o Spotify | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Jornalismo - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License