Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10409
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leticyabernadetealexandre.pdf3.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Letícia Perani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2564650639840897pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Wendell Guiducci de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5982297898761049pt_BR
dc.creatorAlexandre, Leticya Bernadete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289373254482796pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-08T16:38:24Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-08-08T16:38:24Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10409-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA cultura da convergência estimula os consumidores a terem uma maior atuação no fluxo de informação. Isso tem refletido em vários âmbitos, inclusive na indústria musical. As plataformas de streaming surgiram para facilitar o acesso à música no ambiente digital, contando com uma série de ferramentas que operam de acordo com as ações de seus usuários, como o sistema de recomendação musical, além de terem se firmado como espaços híbridos de comunicação. Tendo o Spotify, principal serviço de streaming musical do mundo, como objeto de estudo, o presente trabalho investiga como ocorre a interação nessas plataformas, trabalhando, especialmente, com os paradigmas de cibercultura, e culturas da convergência e participativa, para mostrar as principais mudanças que a comunicação, como um todo, vem sofrendo. Por meio de pesquisa bibliográfica, buscou-se discutir o conceito de interação, bem como fazer um panorama dos dispositivos de armazenamento musical, trazendo um histórico das indústrias fonográfica e radiofônica, desde o início de ambas até a era da internet. A partir disso, foi abordado o mercado de música digital e o crescimento do streaming no ramo, com foco na análise das ferramentas do Spotify, que contribuem para a interação do usuário com a plataforma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subjectSpotifypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleInteração nas plataformas de streaming musical: um estudo sobre o Spotifypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Jornalismo - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons