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dc.contributor.advisor1Villela, Cícero Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402323269350871pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Márcio de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7660834171810480pt_BR
dc.contributor.referee2Bara, Gilze Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6318683403852285pt_BR
dc.creatorDalathezi, Viviane da Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-07T18:19:05Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-08-07T18:19:05Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10368-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAssim como a sociedade e as tecnologias, o marketing evoluiu e deixou de ser apenas uma ferramenta que as marcas usam para vender produtos. O marketing contemporâneo é uma ferramenta de relacionamento com o cliente. Por meio dele, é possível estreitar laços, conquistar a fidelidade e alavancar marcas. A internet potencializou as comunicação em redes por meio das mídias sociais. As pessoas passaram a produzir conteúdos diversos e a consumir informações de fontes variadas. Os consumidores passaram a não depender mais da mídia de massa para obter informações sobre marcas e produtos. Com a internet as discussões se tornaram horizontais. Diante dessa nova realidade, as marcas começam a usar as mídias sociais como ferramenta de marketing: um marketing de relacionamento que gera conteúdo de interesse do consumidor, realiza desejos e toca o lado emocional dessas pessoas. O esporte se tornou produto ao longo de sua existência e passou a lançar mão das estratégias de marketing como forma de aproximação com seus amantes. No futebol o relacionamento extracampo se faz necessário para que o clube, além de alavancar a venda dos seus produtos, não dependa exclusivamente dos resultados dos jogos para manter fiel seu torcedor. Neste trabalho encontram-se discussões teóricas de marketing contemporâneo, esportivo e digital, além de três exemplos do bom uso da união dos marketings esportivo e digital, realizados pelo Clube de Regatas do Flamengo. Por meio da análise da enunciação, um método da análise de conteúdo, analisamos três campanhas do clube e detectamos quais características dos marketings contemporâneos são utilizadas pelo clube.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectFlamengopt_BR
dc.subjectConteúdopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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