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dc.contributor.advisor1Lopes, Erika Savernini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5130539919434347pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368585419362246pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira Junior, Potiguara Mendes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9347187045034977pt_BR
dc.creatorGonçalves, Jeferson Martins da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2589832607522236pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-07T17:09:27Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-08-07T17:09:27Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10351-
dc.description.abstractBased on Ferro (1975) and his conclusions on History and Cinema and from the observations on Cinema and Politics by Furhammar and Isaksson (1976) and Hennebelle (1978), we find that the film is more than an object of mere entertainment. Thus, based on the ideas of cinematographic discourse coined by Xavier (2008), we intend to study Juche Aesthetics, Kim Jong-il's theory for North Korea, which limits art to a way of educating and raising the consciousness of the proletariat. To do so, we elaborated an analysis of Pulgasari (1985), a production made when the South Korean director Shin Sang-ok was kidnapped by the North as a way to leverage the country's industry. The movie, which takes place in Feudal Korea and focuses on a giant monster that feeds on iron, aims to recreate society in the eyes of socialism. In our investigation, we found that a number of cinematographic resources were used to achieve this goal.pt_BR
dc.description.resumoA partir dos apontamentos de Ferro (1975) sobre História e Cinema e das conclusões acerca de Cinema e Política realizados por Furhammar e Isaksson (1976) e Hennebelle (1978), verificamos que o filme é mais que um objeto de mero entretenimento. Assim, baseado nas ideias de discurso cinematográfico cunhadas por Xavier (2008), pretendemos estudar a Estética Juche, teoria elaborada por Kim Jong-il para a Coreia do Norte, que limita a arte a uma forma de educar e conscientizar o proletariado. Para tanto, elaboramos uma análise de Pulgasari (1985), produção realizada quando o diretor sul coreano Shin Sang-ok foi raptado pelo norte como forma de alavancar a indústria do país. O longa, que se passa na Coreia Feudal e tem como foco um monstro gigante que se alimenta de ferro, pretende recriar a sociedade aos olhos do socialismo. Em nossa investigação, constatamos que uma série de recursos propriamente cinematográficos foram usados para alcançar tal objetivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDiscurso cinematográficopt_BR
dc.subjectCinema norte coreanopt_BR
dc.subjectEstética Juchept_BR
dc.subjectShin Sang-okpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectCinematographic discoursept_BR
dc.subjectNorth korean cinemapt_BR
dc.subjectJuche aestheticspt_BR
dc.subjectShin Sang-okpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA estética Juche: fragmentos de um realismo socialista no cinema norte-coreano de Shin Sang-okpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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