https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10344
File | Description | Size | Format | |
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brunomarangonreis.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alvarenga, Nilson Assunção | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4188323551381417 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Letícia Perani | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2564650639840897 | pt_BR |
dc.creator | Reis, Bruno Marangon | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T21:20:43Z | - |
dc.date.available | 2019-07-19 | - |
dc.date.available | 2019-08-05T21:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10344 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar e entender como se dá a relação de convergência entre os games e o cinema, utilizando-se de três exemplos de games que se apropriam de aspectos e técnicas comumente encontrados em produções cinematográficas. É feita uma análise de conteúdo dos jogos “Detroit: Become Human”, “The Order: 1886” e “Planet of the Apes: Last Frontier”, de acordo com as seguintes categorias: narrativa; padrão visual; som e interatividade. Como base teórica do trabalho, são utilizados os conceitos de convergência, hipermídia, remediação e prazeres estéticos das mídias digitais, entre outros, de diversos autores como Henry Jenkins, Jay Bolter e Richard Grusin e Janet Murray. Pretende-se, com isso, evidenciar como a mídia digital dos games frequentemente remedia, nesse caso, a mídia mais tradicional do cinema, com resultados que, em muitos casos, podem ser vistos como uma mistura de ambas, e ser apreciados tanto pelo seu caráter de jogo quanto por sua qualidade enquanto produto artístico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Videogames | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Remediação | pt_BR |
dc.subject | Jogos cinematográficos | pt_BR |
dc.subject | Filmes interativos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | A relação games e cinema: uma análise sobre jogos cinematográficos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Jornalismo - TCC Graduação |
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