https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10337
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alicexavieraraujo.pdf | 2 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santana, Wedencley Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9918620321007057 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Cristiano José | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2088876547211993 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Flávio Lins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Alice Xavier | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2863270268875381 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T19:51:40Z | - |
dc.date.available | 2019-07-19 | - |
dc.date.available | 2019-08-05T19:51:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10337 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo maior propor uma análise do discurso de uma pequena parte da obra fotográfica de Sebastião Salgado a partir da semiologia. De modo específico, procurou-se delimitar os conceitos de fotojornalismo, imagem, semiologia e análise discurso, dentro da esfera da linguagem para, depois, propor análise semiológica em cima de 14 imagens selecionadas de 12 séries do fotógrafo. A fundamentação sobre a conceituação de fotojornalismo foi feita a partir dos autores: Maria Short (2013); Milton Guran (2002) e Philippe Dúbios (1993). Já a concepção específica de foto e semiologia da imagem foi fundamentada principalmente pelas teorias de Roland Barthes (2012). Os autores BAKHTIN (2002) e Orlandi (2007) contribuíram para a definição a ser usada sobre os conceitos de semiologia e discurso e análise do discurso respectivamente. De modo geral, espera-se que esta pesquisa colabore para os estudos interdisciplinares já que seu conteúdo transita entre as áreas - Comunicação, Jornalismo, Linguística discursiva e Artes. De modo específico, este trabalho procurou apresentar um novo olhar para um corpus de pesquisa já muito estudado por diversas áreas: as fotografias de Sebastião Salgado. Assim como a arte de Salgado se mostra de forma rica e plural, também acredita-se ser necessário usar de diferentes ferramentas (artes, língua, história) para se analisá-la; a interpretação livre do discurso (in)visível de suas fotos foi inventiva para realizar tal tarefa, a qual essa pesquisa sugere continuidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise semiológica | pt_BR |
dc.subject | Fotojornalismo | pt_BR |
dc.subject | Sebastião Salgado | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | O preto e o branco do sentido: análise semiológica das fotografias de Sebastião Salgado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Jornalismo - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License