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dc.contributor.advisor1Santana, Wedencley Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918620321007057pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Cristiano José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2088876547211993pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Flávio Lins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorAraújo, Alice Xavier-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2863270268875381pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-05T19:51:40Z-
dc.date.available2019-07-19-
dc.date.available2019-08-05T19:51:40Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10337-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo maior propor uma análise do discurso de uma pequena parte da obra fotográfica de Sebastião Salgado a partir da semiologia. De modo específico, procurou-se delimitar os conceitos de fotojornalismo, imagem, semiologia e análise discurso, dentro da esfera da linguagem para, depois, propor análise semiológica em cima de 14 imagens selecionadas de 12 séries do fotógrafo. A fundamentação sobre a conceituação de fotojornalismo foi feita a partir dos autores: Maria Short (2013); Milton Guran (2002) e Philippe Dúbios (1993). Já a concepção específica de foto e semiologia da imagem foi fundamentada principalmente pelas teorias de Roland Barthes (2012). Os autores BAKHTIN (2002) e Orlandi (2007) contribuíram para a definição a ser usada sobre os conceitos de semiologia e discurso e análise do discurso respectivamente. De modo geral, espera-se que esta pesquisa colabore para os estudos interdisciplinares já que seu conteúdo transita entre as áreas - Comunicação, Jornalismo, Linguística discursiva e Artes. De modo específico, este trabalho procurou apresentar um novo olhar para um corpus de pesquisa já muito estudado por diversas áreas: as fotografias de Sebastião Salgado. Assim como a arte de Salgado se mostra de forma rica e plural, também acredita-se ser necessário usar de diferentes ferramentas (artes, língua, história) para se analisá-la; a interpretação livre do discurso (in)visível de suas fotos foi inventiva para realizar tal tarefa, a qual essa pesquisa sugere continuidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise semiológicapt_BR
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectSebastião Salgadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO preto e o branco do sentido: análise semiológica das fotografias de Sebastião Salgadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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