Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10333
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carolinefariasalves.pdf18.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451564561556865pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Júnior, Martinho Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984pt_BR
dc.contributor.referee2Simioni, Ana paula Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5430939216902056pt_BR
dc.creatorAlves, Caroline Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5845179124346209pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-05T17:33:11Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-05T17:33:11Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10333-
dc.description.abstractThe main subject of this dissertation is the portrait of Nair de Teffé or Brasileira, produced at the beginning of the 20th century, by Georgina de Albuquerque (1885-1962). Through the sources and the press of the time, we outlined a trajectory marked by its production, exhibitions and presence in the collection of the Museu Mariano Procópio. Changes from its trajectory, manifested in formal or nomenclature aspects, demonstrate the complexities of portraiture and allow reflection on multiple narratives through the studied painting. The possible relations between the portrait, its creator and the portrayed one, were traced, valuing the gender relations intrinsic to its production and the female representation. In addition to the formal aspects of the image, the expression of the portrayed person, the context of production, and the themes related to the portrait, such as the portraits of women artists of the XIX and XX century, become central to our analysis. We aim to historicize the painting and collaborate with research involving art, genre and portraiture, minimizing historiographic silences.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa possui como objeto de estudo o retrato de Nair de Teffé ou Brasileira, produzido no início do século XX, por Georgina de Albuquerque (1885-1962). Através das fontes e de matérias na imprensa da época, delineamos uma trajetória marcada por sua produção, exposições e presença no acervo do Museu Mariano Procópio. As mudanças provenientes de sua trajetória, manifestadas nos aspectos formais ou de nomenclatura, demonstram as complexidades da retratística e permitem refletir sobre múltiplas narrativas através da obra. Foram traçadas as relações possíveis entre o retrato, sua criadora e a retratada, valorizando as relações de gênero intrínsecas a sua produção e a representação feminina. Além dos aspectos formais da imagem, a expressão da retratada, o contexto de produção e as temáticas relacionadas a obra, como os retratos de mulheres artistas do entresséculos, tornam-se centrais em nossa análise. Objetivamos historicizar a obra e colaborar com as pesquisas que envolvem arte, gênero e a retratística, minimizando silêncios historiográficos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRetratospt_BR
dc.subjectGeorgina de Albuquerquept_BR
dc.subjectNair de Teffépt_BR
dc.subjectMulheres artistaspt_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectPortraitspt_BR
dc.subjectGeorgina de Albuquerquept_BR
dc.subjectNair de Teffépt_BR
dc.subjectWomen artistspt_BR
dc.subjectArt historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleArte, gênero e sociabilidade: Nair de Teffé, a brasileira retratada por Georgina de Albuquerquept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons