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dc.contributor.advisor1Dias, Zwínglio Mota-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1271353912950240pt_BR
dc.contributor.referee1Daibert Júnior, Robert-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616922572365002pt_BR
dc.contributor.referee2Valverde, Messias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9316443039182599pt_BR
dc.contributor.referee3Guimarães, Maria Beatriz Lisbôa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5916818291314952pt_BR
dc.contributor.referee4Monteiro, Yara Nogueira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608022552328908pt_BR
dc.creatorNascimento, Rogério Ferreira do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3531728492165828pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-31T01:17:23Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-31T01:17:23Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10321-
dc.description.abstractThe Pentecostalism has been highlighted in the Brazilian social scene as huge media visibility and policy from the 1990s. In this period there is the intensification of economic and cultural globalization. Are significant changes occur in the relations of production, in the representations of the world of work and consumption in this context. The dynamics of the market economy gain greater prominence. Emphasis will be given more to the sphere of consumption rather than production.This thesis seeks to observe how the Brazilian Pentecostalism live with these changes and develop significant representations to them. Unlike the model that promotes a Weberian Protestant ethos, this thesis show that Pentecostalism present on the life and work three distinct ethoi: the ethos of the rejection, the ethos of mediation and the ethos of achievement. These three ethoi reveal a gradient in, that would moves from a relative appreciation of the work to a full membership of the contemporary consumerist ideology.pt_BR
dc.description.resumoO pentecostalismo tem se destacado no cenário social brasileiro como enorme visibilidade midiática e política a partir da década de 1990. Nesse período observa-se a intensificação da globalização econômica e cultural. Mudanças significativas passam ocorrer nas relações de produção, nas representações do mundo do trabalho e do consumo nesse contexto. As dinâmicas da economia de mercado ganham maior destaque. A ênfase passa a ser dada mais à esfera do consumo do que à produção. Essa tese busca observar como o pentecostalismo brasileiro convive com essas mudanças e desenvolve representações significativas a seu respeito. Diferente do modelo weberiano que aposta num ethos protestante, essa tese revelaria que o pentecostalismo apresentaria em relação à vida e ao trabalho três ethoi distintos: o ethos da rejeição, o ethos da mediação e o ethos da conquista. Estes três ethoi revelariam uma posição em gradiente, que iria de uma relativa apreciação do trabalho a uma completa adesão à ideologia consumista contemporânea.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPentecostalismopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEthos pentencostalpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectIndividualismo religiosopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPentecostalismpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectPentencostal ethospt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectReligious individualismpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleBênção ou maldição: da resignação ao trabalho como mecanismo de acesso ao consumopt_BR
dc.typeTesept_BR
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