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dc.contributor.advisor1Jesus, Ronaldo Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229992570677380pt_BR
dc.contributor.referee1Lobo, Valéria Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9225445387608683pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Jorge Luiz-
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dc.contributor.referee3Goodwin Junior, James William-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6993816296486502pt_BR
dc.contributor.referee4Franccaro, Glaúcia Cristina Candian-
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dc.creatorBorges, Kátia Franciele Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999264946997825pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-11T12:38:53Z-
dc.date.available2019-07-09-
dc.date.available2019-07-11T12:38:53Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10281-
dc.description.abstractThis study – developed in the line of research in Power, Market and Work – aimed to investigate part of the historical process that involved the social relations of women employed in the Textile Factory of Biribiri, Diamantina-MG. Based on investigation of peculiarities that permeated the daily life experienced in the scope of working life, especially involving the factory and the church, the thesis aims to approach the social and cultural profile of workers. The temporal frame was established between the years of 1918 and 1959, a period marked by achievements in the field of social rights and also by the intensification of the actions of the Catholic Church in the region. Following Carlo Ginzburg’s methology of indicial paradigm, we traced the indications and signs left by the workers in the minutes of the meetings of the Daughters of Mary Association and the Apostleship of Prayer, as well as in the cadastral records related to human resources. The result revealed a word of work marked by popular culture, the sexual division of occupations, and paternalistic relationships. The feasts of devotion to the Catholic saints, especially the Virgin Mary, were frequent and revisited by us. The women represented a large part of the hired labor and the sectors that most absorbed the labor force were spinning and weaving. The social rights were also instituted by labor legislation and incorporated by the factory. In a more specific way, the “Bishop´s Factory” became the factory of the Marias, the Joanas, the Agostinhas, the Rosalias, the Franciscas, the Cecilias, the Jovitas, the Odilas, the Luizas and many other “women of the people” whose routine was to spin, wave, and pray. This thesis was developed within the framework of Regional History and aims to contribute to studies of a regional nature in the history of women, work and culture.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo – desenvolvido na linha de Pesquisa em Poder, Mercado e Trabalho – teve como objetivo investigar parte do processo histórico que envolveu as relações sociais das mulheres empregadas na Fábrica de Tecidos do Biribiri, Diamantina-MG. A partir da investigação das particularidades que permearam o cotidiano vivenciado no âmbito da vila operária, especialmente envolvendo a fábrica e a igreja, a tese visa abordar o perfil social e cultural das operárias. O recorte temporal foi estabelecido entre os anos de 1918 e 1959, período assinalado por conquistas no campo dos direitos sociais e também pela intensificação das ações da Igreja Católica na região. Seguindo a metodologia do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, rastreamos os indícios e os sinais deixados pelas operárias nas atas das reuniões da Associação Filhas de Maria e do Apostolado da Oração, bem como nas fichas cadastrais relacionadas aos recursos humanos. O resultado nos revelou um mundo do trabalho assinalado por uma cultura popular, pela divisão sexual das ocupações e pelas relações paternalistas. As festas de devoção aos santos católicos, sobretudo a Virgem Maria, foram frequentes e revisitadas por nós. As mulheres representavam grande parte da mão de obra contratada, e os setores que mais absorveram a referida mão de obra, foram a fiação e a tecelagem. Os direitos sociais foram igualmente instituídos pela legislação trabalhista e incorporados pela fábrica. De uma forma mais específica, a “fabrica do Bispo” transformouse na fábrica das Marias, das Joanas, das Agostinhas, das Rosálias, das Franciscas, das Cecílias, das Jovitas, das Odílias, das Luízas e tantas outras “mulheres do povo”, cujas rotinas consistiam em fiar, tecer e rezar. Esta tese foi desenvolvida no âmbito da História Regional e pretende contribuir para com estudos de cunho regional na História das mulheres, do trabalho e da cultura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectFábrica do Biribiript_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectBiribiri Factorypt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleFiar, tecer e rezar: a história das mulheres na Fábrica de Tecidos do Biribiri (1918-1959)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em História (Teses)



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