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dc.contributor.advisor1Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9515083098527369pt_BR
dc.contributor.referee1Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582472522277913pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Gilmar Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1535771316701896pt_BR
dc.creatorMeirelles, Marcela Arantes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-08T20:29:14Z-
dc.date.available2019-07-05-
dc.date.available2019-07-08T20:29:14Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10240-
dc.description.abstractStarting from the premise that asking is an essential activity for teaching and learning and that the questions of the students, especially those that reveal curiosity, creativity and interest in learning science, can awaken the construction of knowledge, this research is located in the problematic of understanding teachers' discourses about the questions asked by students in the classroom. We emphasize that these questions can also reveal rebelliousness, challenge to the teacher, subterfuge to the class, etc. Thus, we call them insightful questions and delineate meanings for the term from the theoretical-methodological referential French discourse analysis. The objective of this work was to build an understanding about the conceptual proposal of insightful questions from the chemistry teachers' discourses about the questions made by students. We conducted semi-structured interviews with three teachers who teach chemistry in Basic Education in the city of Juiz de For a - MG, in federal, state and private networks. The interviews were recorded in audio and transcribed. In our analysis, we noticed indications that, although the teacher is subject to the fulfillment of contents charged in external evaluations, to sanctions from accountability, lack of time and other factors, even so he is concerned with planning research, experimental, constructive and contextualising classes, considering the students' questions. In the teachers' speeches, we find questions that come close to the proposal of insightful questions and others that deviate from the term and emphasize that interlocution is a key concept in understanding whether a question is insightful or not. We have also seen that insightful questions often related to the experiences lived by the students, mainly due to the influence of the media or something that is part of their daily life.pt_BR
dc.description.resumoPartindo da premissa que perguntar é uma atividade essencial para o ensino e aprendizagem e que as perguntas dos(as) estudantes, principalmente aquelas que revelam curiosidade, criatividade e interesse em aprender ciências, podem despertar a construção do conhecimento, esta pesquisa situa-se na problemática de compreender os discursos de professores(as) de química sobre os questionamentos realizados por estudantes em sala de aula. Destacamos que estas perguntas também podem revelar rebeldia, desafio ao(à) professor(a), subterfúgio à aula, etc. Assim, as denominamos perguntas inusitadas e delineamos sentidos para o termo a partir do referencial teórico-metodológico análise de discurso de linha francesa. Este trabalho teve como objetivo construir uma compreensão sobre a proposta conceitual de perguntas inusitadas a partir dos discursos dos(as) professores(as) de química a respeito dos questionamentos feitos por estudantes. Realizamos entrevistas semiestruturadas com três docentes que lecionam química na Educação Básica do município de Juiz de Fora - MG, nas redes federal, estadual e privada. As entrevistas foram gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. Em nossa análise, notamos indícios de que, embora o(a) professor(a) esteja sujeito ao cumprimento de conteúdos cobrados em avaliações externas; a sanções a partir de políticas de responsabilização (accountability); à falta de tempo e outros fatores, ainda assim ele(a) se preocupa em planejar aulas investigativas, experimentais, construtivas e contextualizadoras, considerando as perguntas dos(as) estudantes. Nos discursos dos(as) docentes, encontramos perguntas que se aproximam da proposta de perguntas inusitadas e outras que se afastam do termo, destacando que a interlocução é um conceito chave na compreensão se uma pergunta é inusitada ou não. Vimos também que as perguntas inusitadas frequentemente costumam ter relação com as experiências vivenciadas pelos(as) alunos(as), principalmente por influência da mídia ou de algo que faça parte de seu cotidiano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPerguntas inusitadaspt_BR
dc.subjectPerguntas dos estudantespt_BR
dc.subjectQuestionamentospt_BR
dc.subjectAnálise de discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectProfessores de química do ensino médiopt_BR
dc.subjectInsightful questionspt_BR
dc.subjectStudents questionspt_BR
dc.subjectQuestioningspt_BR
dc.subjectFrench discourse analysispt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectTeachers of high school chemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePerguntar é inusitado? Analisando os discursos de professores(as) de química sobre questionamentos em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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