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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Durán, Paulo Renato Flores-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702727H5pt_BR
dc.creatorSouza, Aparecida Meireles de Souza e-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8055240U2pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-05T12:05:50Z-
dc.date.available2019-05-30-
dc.date.available2019-06-05T12:05:50Z-
dc.date.issued2019-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10120-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to understand the use of the results of external evaluations by the school managers of the public-school system of the city of Porto Velho - Rondônia. The objectives defined for this study were: to describe the profile of school managers; evaluate the attitude of managers in relation to the evaluation of school performance; to identify the factors that interfere in the use of the results of the external evaluations (Prova Brasil) by the school managers, to raise the opinions and experiences of managers with respect to the management of the schools in the administrative and pedagogical fields; relate the profile and attitude of school managers to the results of assessments and identify how managers use the results of external evaluations. The research was developed using the Case Study method, in three state schools in Porto Velho. It has been hypothesized that the appropriate use of assessment results by school managers can help to improve the work of all in school and, consequently, student performance. For the data collection process, semi-structured interviews and questionnaires were used as methodological tools, done with the school managers of the schools surveyed and with the Pedagogical Manager of Regional Education Coordination (CRE) of Porto Velho. Based on the results of the field research, an Educational Action Plan (PAE) was drawn up with a proposal for permanent formation for school administrators, teachers, supervisors and educational supervisors, as well as insertion in the Pedagogical Political Plan of schools, actions on the appropriation of the results of the external evaluations so that they involve all of the schools in this process of appropriation of results, thus, being able to improve the quality of education in the state network of Rondôniapt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como finalidade compreender a utilização dos resultados das avaliações externas pelos gestores escolares da rede pública estadual de ensino da cidade de Porto Velho - Rondônia. Os objetivos definidos para este estudo foram: descrever o perfil dos gestores escolares; avaliar a atitude dos gestores em relação à avaliação de desempenho escolar; identificar os fatores que interferem na utilização dos resultados das avaliações externas (Prova Brasil) pelos gestores escolares, levantar as opiniões e experiências dos gestores com relação à gestão das escolas nos campos administrativo e pedagógico; relacionar o perfil e a atitude dos gestores escolares com os resultados das avaliações e identificar como os gestores utilizam os resultados das avaliações externas. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método de Estudo de Caso, em três escolas estaduais de Porto Velho. Tomou-se como hipótese que o uso apropriado dos resultados das avaliações pelos gestores escolares pode ajudar a melhorar o trabalho de todos na escola e, consequentemente, o desempenho dos alunos. Para o processo de coleta dos dados, utilizaram-se, como instrumentos metodológicos, entrevistas semiestruturadas e questionários, feitos com os gestores escolares das escolas pesquisadas e com a Gerente Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Porto Velho. Com base no resultado da pesquisa de campo, foi traçado um Plano de Ação Educacional (PAE), com propositura de formação permanente, para os gestores escolares, os professores, os supervisores e orientadores educacionais e, ainda, inserção no Plano Político Pedagógico das escolas, de ações sobre apropriação de resultados das avaliações externas de modo que se envolvam todos das escolas nesse processo de apropriação de resultados, tendo, assim, possibilidade de melhorar a qualidade da educação na rede estadual de Rondônia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectExternal evaluationspt_BR
dc.subjectResults appropriationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização dos resultados das avaliações externas pelos gestores escolares estaduais de Porto Velho - Rondôniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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