Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10114
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatianavieiralucinda.pdf2.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6pt_BR
dc.contributor.referee1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2pt_BR
dc.contributor.referee2Colucci, Maria Beatriz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796443Y0pt_BR
dc.creatorLucinda, Tatiana Vieira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467473Y5pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-05T11:53:13Z-
dc.date.available2019-05-24-
dc.date.available2019-06-05T11:53:13Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10114-
dc.description.abstractThe understanding of the construction of meanings in documentaries goes through an evaluation of their aesthetics and also of the politics that cross them. Such topics have been the focus of discussions in academic and professional environments, emphasizing that different operations of the dispositif and the enunciated can lead to different perceptions. In the case of works that broaching marginalized people, these issues become even more latent and worthy of evaluation, due to the impact that these films can have on the viewer's vision and its conduct in the social bosom. Thus, the present research proposes an approach of the contemporary documentary, covering the forms of encounter and enunciation, the operations in the image and its impact on the spectator. Therefore, it takes as reference ideas proposed by the philosophers Michel Foucault, Jacques Rancière, Giorgio Agamben and Georges Didi- Huberman and works of film and documentary's researchers Jean Louis Comolli, Bill Nichols and other brazilian theorists. The aim is to understand the power of images that insert the viewer into the risk, shifting it from its place and inviting it to the distribution of the sensible. Such an approach has the hypothesis that in mobilizing the viewer in this way, he is led to a more in-depth reflection on the issue presented in the film. For this, this study is divided in an initial theoretical approach and another part with the analysis of two documentaries, À margem da imagem (2003), by Evaldo Mocarzel and Quando a casa é a rua (2012), by Theresa Jessouroun. The discussions dealt with in this research point to the idea that in the films that broading the marginalized person, the exercise of undermining the certainties and convictions of the spectator, avoiding the reinforcement of stereotypes, as well as the attempt to open the image incorporating elements of uncertainty may be strategies to get the viewer to think about their reality, values and stigmas that loads and so rouse him for a new point of view that brings the power of transformation.pt_BR
dc.description.resumoA compreensão da construção de sentidos nos documentários passa por uma avaliação de sua estética e também da política que os atravessa. Tais tópicos têm sido foco de discussões em ambientes acadêmicos e profissionais, destacando-se que diferentes operações do dispositivo e enunciado podem levar a distintas percepções. Em se tratando de obras que tematizam sujeitos marginalizados, essas questões se tornam ainda mais latentes e merecedoras de avaliação, devido ao impacto que esses filmes podem exercer na visão do espectador e na sua conduta no seio social. Assim, a presente pesquisa propõe uma abordagem do documentário contemporâneo, abarcando as formas de encontro e enunciado, as operações na imagem e o seu impacto no espectador. Para tanto, toma como referência ideias propostas pelos filósofos Michael Foucault, Jaques Rancière, Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman, bem como trabalhos dos pesquisadores de cinema e documentário Jean Louis Comolli, Bill Nichols e de outros teóricos brasileiros. Almeja-se compreender a potência de imagens que inserem o espectador no risco, deslocando-o de seu lugar e convidando-o à partilha do sensível. Tal enfoque tem a hipótese de que ao mobilizar o espectador dessa forma, o mesmo é levado a uma reflexão mais aprofundada sobre a questão apresentada no filme. Desse modo, este estudo está divido em uma abordagem teórica inicial e outra parte com a análise de duas obras, À margem da imagem (2003), de Evaldo Mocarzel e Quando a casa é a rua (2012), de Theresa Jessouroun. As discussões tratadas nesta pesquisa apontam para a ideia de que, nos filmes que tematizam o sujeito marginalizado, o exercício de minar as certezas e convicções do espectador, fugindo do reforço dos estereótipos, assim como a tentativa de abrir a imagem incorporando elementos de incerteza podem ser estratégias para levar o espectador a pensar sobre a sua realidade, os valores e estigmas que carrega e, assim, despertá-lo para um novo olhar que traz uma potência de transformação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPotênciapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectRisco do espectadorpt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectPotencypt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectRisk of the spectatorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA rua no documentário: experiência estética e política e o risco do espectadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.