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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Thomaz Spartacus Martins-
dc.creatorMiranda, Abadia Maria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T17:05:05Z-
dc.date.available2019-05-28-
dc.date.available2019-05-31T17:05:05Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10106-
dc.description.abstractThe present work for the conclusion of the specialization course on Information and Communication Technologies for Basic Education (TICEB), held at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF-CEAD), was carried out in four stages: memorial, portfolio with activities reporting , project part I and project part II. The project in question aimed at digital ludicity in early childhood education and what technology can help in the learning of children in those phases. The purpose of this approach is to make a connection between learning and technology, the use of these resources inside and outside the classroom, and how this builds and expands student development and learning. This project was carried out at the "Vovó Júlia" Children's School, belonging to the private education network of the city of Conselheiro Lafaiete where I have been working for six years. For the accomplishment of the same, I worked with a multisseriada class of 1 ° and 2 ° periods of the Infantile Education and I made interventions with the axes of Visual Arts, Oral and Written Language and Mathematics all worked of interdisciplinary form. The notebook and computer were used for the development of activities, as well as websites and blogs to search for games of interest to students. The evaluation was procedural and continuous through interaction, observation, mediation and dialogue between teacher and students. Thus, I could see that digital games allow and extend new forms of learning contributing to the educational process of the child and ensuring a more relevant and enriching understanding of the world creating new skills in favor of education.pt_BR
dc.description.resumoConclui-se através do presente trabalho do curso de especialização sobre Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino Básico (TICEB) realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-CEAD), foi realizado em quatro etapas: memorial, portfólio com relato de atividades, projeto parte I e projeto parte II. O projeto em questão teve como finalidade a ludicidade digital educação infantil e o que a tecnologia pode ajudar na aprendizagem das crianças nessa fase. O intuito dessa abordagem é fazer uma relação entre a aprendizagem e a tecnologia, o uso desses recursos dentro e fora da sala de aula e como isso constroem e ampliam o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Este projeto foi desenvolvido na Escola Infantil “Vovó Júlia”, pertencente à rede privada de ensino da cidade de Conselheiro Lafaiete onde atuo há seis anos. Para a realização do mesmo, trabalhei com uma turma multisseriada de 1° e 2° períodos da Educação Infantil e fiz intervenções com os eixos de Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita e Matemática, todos trabalhados de forma interdisciplinar. Foram utilizados para o desenvolvimento das atividades o notebook e o computador, além de sites e blogs para busca de jogos de interesse dos alunos. A avaliação foi de maneira processual e contínua através da interação, observação, mediação e diálogo entre o professor e os alunos. Assim, pude constatar que os jogos lúdicos digitais possibilitam e ampliam novas formas de aprendizagem contribuindo para o processo educacional da criança e garantindo uma compreensão de mundo mais relevante e enriquecedora criando novas habilidades a favor da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA ludicidade na educação infantil: o que a tecnologia pode ajudar as crianças nessa fase ?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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