Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10105
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leandrodedeuspereira.pdf349.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Bicalho, Walter Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorPereira, Leandro de Deus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T17:04:13Z-
dc.date.available2019-05-28-
dc.date.available2019-05-31T17:04:13Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10105-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino Básico é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Leandro de Deus Pereira, candidato ao título de especialista. O projeto didático desenvolvido utiliza como recursos de tecnologias, smartphone, internet e WhatsApp. O presente projeto não foi colocado em prática por não haver meios de realizá-lo no momento. Todavia, com base nas referências encontradas e estudadas durante o curso do TICEB e no desenvolvimento deste projeto, destaca-se como resultado parcial a grande aplicabilidade deste projeto envolvendo os conceitos de gamificação, em vista das inúmeras possibilidades de trabalhá-lo no contexto educacional. objetivando engajar, estimular a busca pelo conhecimento e gerar uma mudança de comportamento nos alunos, resultando em uma melhora geral no aprendizado e desempenho dos alunos, fazendo com que eles se tornem agentes ativos no seu processo de aprendizagem, de forma colaborativa e lúdica, com o auxílio de tecnologias que fazem parte do seu cotidiano.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectGamificação na educaçãopt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGamificação na sala de aula: porque os jogos como recursos metodológicos podem ser aliados do professor no combate à evasão escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.