https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10105
File | Description | Size | Format | |
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leandrodedeuspereira.pdf | 349.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bicalho, Walter Alexandre | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Leandro de Deus | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T17:04:13Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28 | - |
dc.date.available | 2019-05-31T17:04:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10105 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino Básico é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Leandro de Deus Pereira, candidato ao título de especialista. O projeto didático desenvolvido utiliza como recursos de tecnologias, smartphone, internet e WhatsApp. O presente projeto não foi colocado em prática por não haver meios de realizá-lo no momento. Todavia, com base nas referências encontradas e estudadas durante o curso do TICEB e no desenvolvimento deste projeto, destaca-se como resultado parcial a grande aplicabilidade deste projeto envolvendo os conceitos de gamificação, em vista das inúmeras possibilidades de trabalhá-lo no contexto educacional. objetivando engajar, estimular a busca pelo conhecimento e gerar uma mudança de comportamento nos alunos, resultando em uma melhora geral no aprendizado e desempenho dos alunos, fazendo com que eles se tornem agentes ativos no seu processo de aprendizagem, de forma colaborativa e lúdica, com o auxílio de tecnologias que fazem parte do seu cotidiano. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Gamificação na educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Gamificação na sala de aula: porque os jogos como recursos metodológicos podem ser aliados do professor no combate à evasão escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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