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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Rui Azevedo de-
dc.creatorRojo, Ângela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T17:02:53Z-
dc.date.available2019-05-29-
dc.date.available2019-05-31T17:02:53Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10103-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pelo(a) candidato(a) ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido em uma escola municipal da Rede Pública de Ensino Básico da cidade de São Paulo, tendo utilizado como recursos o gerador de QR CODE, conexão com a rede mundial de computadores e Smartphones além de materiais de uso cotidiano da escola. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foi despertar nos estudantes a vontade de participar de atividades utilizando a metodologia dos jogos ou gamificação na sala de aula com engajamento de estudantes do penúltimo ano do chamado Ciclo Autoral. Os temas escolhidos pelos estudantes são aqueles que remetem ao mundo dos jogos digitais de ação, aventura, sobrevivência e terror.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGamificação com jogos de escape game na sala de aula: escape roompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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