https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10085
File | Description | Size | Format | |
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luciamariadesouzafagundes.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Daniel Eveling da | - |
dc.creator | Fagundes, Lucia Maria De Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T16:03:32Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22 | - |
dc.date.available | 2019-05-31T16:03:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10085 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e do projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista. A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelo corpo docente e discente nas escolas em otimizar o processo de ensino e aprendizagem, verificou-se a necessidade da produção de projetos capazes de incentivar os alunos a se concentrarem nas aulas, de maneira rápida e prazerosa, com o uso da tecnologia, já recorrente nos mais diversos ambientes comunitários. Para tanto, o trabalho exposto apresenta um projeto para a criação de um jogo que pode ser realizado no computador ou em demais plataformas tecnológicas, como celulares ou tablets, a fim de distanciar-se da aula tradicional oferecida pelas Escolas Públicas de Minas Gerais. O projeto também tenciona fazer com que os próprios alunos criem seus jogos na medida em que a busca por suas questões e regras também abarquem o aprendizado das disciplinas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os resultados obtidos na realização do projeto supracitado foram satisfatórios e demonstraram a necessidade das escolas em inserirem, cada vez mais, a tecnologia como ferramenta educacional para a nova geração de alunos, cada vez mais introduzidos no ambiente tecnológico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Games no computador como forma de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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