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dc.contributor.advisor1Machado, Carla Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Daniel Eveling da-
dc.creatorFagundes, Lucia Maria De Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T16:03:32Z-
dc.date.available2019-05-22-
dc.date.available2019-05-31T16:03:32Z-
dc.date.issued2018-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10085-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e do projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista. A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelo corpo docente e discente nas escolas em otimizar o processo de ensino e aprendizagem, verificou-se a necessidade da produção de projetos capazes de incentivar os alunos a se concentrarem nas aulas, de maneira rápida e prazerosa, com o uso da tecnologia, já recorrente nos mais diversos ambientes comunitários. Para tanto, o trabalho exposto apresenta um projeto para a criação de um jogo que pode ser realizado no computador ou em demais plataformas tecnológicas, como celulares ou tablets, a fim de distanciar-se da aula tradicional oferecida pelas Escolas Públicas de Minas Gerais. O projeto também tenciona fazer com que os próprios alunos criem seus jogos na medida em que a busca por suas questões e regras também abarquem o aprendizado das disciplinas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os resultados obtidos na realização do projeto supracitado foram satisfatórios e demonstraram a necessidade das escolas em inserirem, cada vez mais, a tecnologia como ferramenta educacional para a nova geração de alunos, cada vez mais introduzidos no ambiente tecnológico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGames no computador como forma de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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