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dc.contributor.advisor1Vieira, Alex Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Jussara M.-
dc.contributor.referee1Drago, Idilio-
dc.contributor.referee2Bernardino, Heder Soares-
dc.creatorSilva, Felipe Rooke da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-22T16:03:16Z-
dc.date.available2019-05-14-
dc.date.available2019-05-22T16:03:16Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10062-
dc.description.abstractHuman interactions and its dynamics are highly related to population daily routines on urban spaces. For example, during a day, the telecommunication infrastructure demands following the spatial and temporal dynamics of the city population. For example, for a day, the telecommunications infrastructure of a city follows the spatial and temporal dynamics of its users, as the phone network, that during work hours are more demanded in city central areas. In this sense, the understanding of the mobility on urban spaces is useful for the creation of smarter and sustainable cities. However, getting data about urban mobility is still a challenge. In many cases, only a few companies have access to accurate and updated data. These data are also privacy sensitive which turns its acquisition even harder.Therefore, generating models that represent human behavior in large urban centers is important from two perspectives: first, it allows research on the subject, without the need to acquire the sensitive data, second, it allows the development and testing of new systems for smart cities. In this work, we characterize three distinct car-sharing systems which operate in Vancouver (Canada) and nearby regions, gathering data for more than one year. There are currently three best known models of these services: The two-way model, where a user rents a vehicle at a station and must return it at the same station of origin; The one-way model where a user pickup a vehicle from a base station and leaves it on any other; Finally, the free-floating model, where the user is not attached to stations and can leave the vehicle in any public place within a delimited area of the city. Our study uncovers patterns of users’ habits and demands in these services. We highlight the common characteristics and the main differences of these services. Finally, we believe our study is useful to provide data for generating realistic synthetic workloads, also contributing to the evolution of these systems and to better urban planning.pt_BR
dc.description.resumoAs interações humanas atuais e as dinâmicas que as compreendem estão altamente relacionadas às rotinas diárias da população no contexto do cotidiano urbano. Por exemplo, durante um dia, a infraestrutura de telecomunicações de uma cidade segue as dinâmicas espaciais e temporais de seus usuários, como no caso da rede de telefonia, que durante horários de expediente laboral são mais demandadas em regiões centrais de uma cidade. Nesse sentido, a compreensão da mobilidade nos espaços urbanos é útil para a criação de cidades mais inteligentes e sustentáveis. No entanto, obter dados sobre mobilidade urbana ainda é um desafio. Em muitos casos, apenas algumas empresas têm acesso a dados precisos e atualizados. Esses dados também são sensíveis à privacidade, o que torna sua aquisição ainda mais difícil. Assim, gerar modelos que podem ditar o comportamento humano em grandes centros urbanos é importante sob duas perspectivas: primeiro, permite pesquisas sobre o tema, sem a necessidade de aquisição de dados sensíveis; segundo, permite o desenvolvimento e teste de novos sistemas para cidades inteligentes. Assim, neste trabalho, foram caracterizados três sistemas distintos de compartilhamento de veículos que operam em Vancouver (Canadá) e regiões próximas, reunindo dados por mais de um ano. Existem hoje, três modelos de operações desses serviços que são mais conhecidos: O modelo de duas vias, onde um usuário aluga um veículo em uma estação e deve devolve-lo na mesma estação de origem; o modelo de uma via, onde um usuário retira um veículo de uma estação base e pode deixa-lo em qualquer outra; finalmente, o modelo flutuante, onde o usuário não está atrelado a estações e pode deixar o veículo em qualquer local público dentro de uma zona delimitada da cidade. Este estudo revela padrões de uso e demanda dos usuários desses serviços. Foram destacadas características comuns e as principais diferenças desses serviços. Finalmente, acredita-se que este estudo é útil para fornecer dados para gerar cargas de trabalho sintéticas mais realistas, contribuindo para a evolução desses sistemas e para um melhor planejamento urbano.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectCidades Inteligentespt_BR
dc.subjectCompartilhamento de veículospt_BR
dc.subjectCaracterizaçãopt_BR
dc.subjectCompartilhamento em duas viaspt_BR
dc.subjectCompartilhamento em uma viapt_BR
dc.subjectCompartilhamento flutuantept_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectSmart citiespt_BR
dc.subjectCar-sharingpt_BR
dc.subjectCharacterizingpt_BR
dc.subjectTwo-waypt_BR
dc.subjectOne-waypt_BR
dc.subjectFree-floatingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleCaracterizando sistemas de compartilhamento de veículospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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