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dc.contributor.advisor1Noé, Sidnei Vilmar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Simanke, Richard Theisen-
dc.contributor.referee2Carvalho, Wanderley Magno-
dc.creatorGodoi, Bernardo Sollar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-22T15:51:32Z-
dc.date.available2019-05-10-
dc.date.available2019-05-22T15:51:32Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10059-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the foreshadowing of the future of religion pronounced by the French psychoanalyst Jacques Lacan at a press conference in 1974 given to Italian journalists on the occasion of a congress of the Freudian School of Paris in Rome. Based on a careful distrust as to the pertinence and legitimacy of the author's statement, justified by the frequency with which he uses linguistic games, phrases of effect and ironies, it was verified that exists, in fact, a certain coherence and consistency between this foreshadowing and other passages in his work. Thus, a way of interpretation of the press conference was initiated with a brief presentation of the Lacanian theory about the constitution of the subject and its reality, using the main theses on the psychic orders - the imaginary, the symbolic and the real. At that moment, it was perceived certain importance of the imaginary and the symbolic orders for the constitution of the human reality; while the real was understood as a disjunctive effect on this reality. Then, a panoramic picture of the Lacanian thought about modern science was sketched out, observing two main movements: (a) one of idiosyncratic apprehension of science, aiming at a certain scientificity of psychoanalysis, mainly from the researches of Alexandre Koyré; and (b) another of interpretation of science itself. Although the two are not clearly dissociated, the emphasis on this second movement was more important to compose the central argument, since it allowed to articulate the subjective impacts of the intervention of modern science on human reality, pointed by the author, at the press conference. Finally, some considerations regarding the treatment of the theme "religion" were investigated, in a general way in the author's work, to later focus on the points highlighted from the intervention of 1974 as the idea of "true religion" and of "meaning". This made it possible to connect the relations between (modern) science, real, anxiety and meaning, intricate in the foreshadowing of the triumph of religion.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar o prenúncio referente ao futuro da religião, realizado pelo psicanalista francês Jacques Lacan em uma coletiva de imprensa de 1974, concedida a jornalistas italianos por ocasião de um congresso da Escola Freudiana de Paris, em Roma. Partindo de uma cuidadosa desconfiança quanto à pertinência e legitimidade da afirmação do autor, justificada pela frequência com que utiliza jogos linguísticos, frases de efeito e ironias, constatou-se certa coerência e consistência entre este prenúncio e outras passagens em sua obra. Dessa forma, construiu-se um caminho de interpretação da coletiva de imprensa, iniciando uma breve apresentação da teoria lacaniana acerca da constituição do sujeito e de sua realidade, utilizando as principais teses sobre os registros psíquicos – o imaginário, o simbólico e o real. Nesse momento, percebeu-se certa importância dos registros do imaginário e do simbólico para a constituição da realidade humana; enquanto o real exerceria um efeito disjuntivo dessa realidade. Em seguida, esboçou-se um quadro panorâmico do pensamento lacaniano acerca da ciência moderna, constatando dois movimentos: (a) um de apreensão idiossincrática da ciência, visando certa “cientificidade” da psicanálise, principalmente a partir das pesquisas de Alexandre Koyré; e (b) outro de interpretação da própria ciência. Embora os dois, muitas das vezes, não se encontram claramente dissociados, o destaque a esse segundo movimento foi mais preponderância para compor o argumento central, pois permitiu articular os impactos subjetivos da intervenção da ciência moderna na realidade humana, apontados pelo autor, inclusive, na própria coletiva de imprensa. Por fim, foram investigadas algumas considerações relativas ao tratamento do tema “religião”, de forma generalista na obra do autor, para, posteriormente, focar nos pontos destacados a partir da intervenção de 1974, como a ideia de “verdadeira religião” e de “sentido”. Isso possibilitou costurar as relações encontradas entre ciência (moderna), real, angústia e sentido, intricada no prenúncio do triunfo da religião.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectLacanpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectLacanpt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectRealitypt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCiência moderna e triunfo da religião: análise de um prenúncio de J. Lacan em uma coletiva de imprensa de 1974pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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