Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10032
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
elisawriedtmazzoni.pdf1.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Janayna Katyuscia Freire de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747365050145239pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, José Flávio de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2264409635716797pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Raquel Ângelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMazzoni, Elisa Wriedt-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-17T16:44:58Z-
dc.date.available2019-05-14-
dc.date.available2019-05-17T16:44:58Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10032-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral analisar o perfil empreendedor dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora e refletir sobre o ensino do empreendedorismo na formação contábil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha e questões discursivas para uma amostra de 93 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora. O questionário foi adaptado, tendo como base nos estudos realizados por Busata (2016) e por Silva, Ferreira e Ferreira (2016). Dentre os principais resultados percebe-se que dos 93 respondentes, a grande maioria (89%) não possui ou possuiu um negócio e 62% dos discentes participantes da pesquisa pretendem abrir uma empresa no futuro independentemente se já possuíram ou possuem um negócio. Relevante parcela dos respondentes afirma possuir um alto grau de confiança na realização das atividades e na capacidade de resolver problemas e tem como sua principal expectativa ao empreender a independência. Em relação à disciplinas e cursos livres relacionados ao empreendedorismo, 55% dos respondentes afirmaram não cursar ou terem cursado nenhuma disciplina e/ou curso livre relacionado ao tema, entretanto 58% dos respondentes acreditam ser de grande importância o ensino do empreendedorismo no curso de Ciências Contábeis e na formação do contador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPerfil empreendedorpt_BR
dc.subjectFormação contábilpt_BR
dc.subjectEducação empreendedorapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleO perfil empreendedor dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis - Campus JF - TCC Graduação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.