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dc.contributor.advisor1David, Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee1Innocêncio, Mariângela Tostes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130670U1pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763809U0pt_BR
dc.creatorSilva, Tadeu Lucena da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:24:34Z-
dc.date.available2016-03-22-
dc.date.available2016-04-24T02:24:34Z-
dc.date.issued2013-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1002-
dc.description.abstractThe Federal Network for Professional Education and Technology (RFEPT) receives thousands of files every year. However, fewer than 40% of students in technical courses can complete the course chosen, according to data from the National System of Technological Education (Sistec). This low completion rate (TC) is explained in RFEPT, due to high rate of evasion and Retention some technical courses. The dropouts and retentions have several causes, which can be external and internal. The literature review showed that external factors are socioeconomic in nature and internal pedagogical order. Statistical analysis helped identify regions and Institutes with problems in these rates, showing a negative correlation between completion rate and per capita income, as well as between completion rate and the Human Development Index (HDI), in others words, the higher the Completion Rate, lowest income per capita and the HDI of the municipality. In developing this study, conducted in the Department of Professional and Technical Education (Setec) identified courses with low completion rate and factors that may have influenced this data. Through this information, presented an intervention project with the measures to be implemented by Setec and the Institutes, aiming at solving the main causes of dropout and retention. This project, called the Integrated Action Plan to Combat Evasion and Failure (Paicer), will be regulated by an ordinance, consisting of actions a) prevention, b) monitoring for early detection of students at risk of dropout or retention and to identify the reason these episodes c) corrective, with the invitation to dropout students to return or remain at the Institute those with risk avoidance. With these actions, it is possible the gradual increase in the completion rate, reaching 80% in seven years.pt_BR
dc.description.resumoA Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT) recebe milhares de matrículas todos os anos. Contudo, pouco menos de 40% dos alunos dos cursos técnicos conseguem concluir o curso escolhido, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Essa baixa Taxa de Conclusão (TC) é explicada, na RFEPT, devido à alta Taxa de Evasão e de Retenção de alguns cursos técnicos. As evasões e as retenções têm várias causas, que podem ser externas e internas. A revisão bibliográfica demonstrou que os fatores externos são de natureza socioeconômica e os internos, de ordem pedagógica. As análises estatísticas ajudaram a identificar as regiões e Institutos com problemas nessas taxas, demonstrando uma correlação negativa entre a Taxa de Conclusão e a renda per capita, bem como entre Taxa de Conclusão e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ou seja, quanto maior a Taxa de Conclusão, menor a renda per capita e o IDH do município. No desenvolvimento deste estudo, realizado na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), foram identificados os cursos com baixa Taxa de Conclusão e os fatores que possam ter influenciado tal dado. Por meio dessas informações, apresentou-se um projeto de intervenção, com as medidas a serem implementadas pela Setec e pelos Institutos, visando solucionar as principais causas da evasão e da retenção. Este projeto, denominado Plano de Ações Integradas de Combate à Evasão e Reprovação (Paicer), será regulamentado por uma portaria, composto de ações a) preventivas; b) de monitoramento, para detectar precocemente os alunos em risco de evasão ou retenção e identificar o motivo desses episódios; c) corretivas, com o convite aos alunos evadidos para retornar ou a manter-se no Instituto aqueles com risco de evasão. Com essas ações, será possível o aumento paulatino da Taxa de Conclusão, podendo chegar a 80% em sete anos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectBaixa Taxa de Conclusãopt_BR
dc.subjectProjeto de Intervençãopt_BR
dc.subjectPlano de Ações Integradas de Combate à Evasão e Reprovação (Paicer)pt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectLow completion ratept_BR
dc.subjectIntervention Projectpt_BR
dc.subjectIntegrated Action Plan to Combat Evasion and Failingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBaixa taxa de conclusão dos cursos técnicos da rede federal de educação profissional e tecnológica: uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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