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dc.contributor.advisor1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710191Z3pt_BR
dc.contributor.referee2Zambrano, Juanita Reina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCosta, Brenda Martoni Mansur Corrêa da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4308073E8pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-16T15:44:01Z-
dc.date.available2019-05-13-
dc.date.available2019-05-16T15:44:01Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10010-
dc.description.abstractThis paper proposes, from the reading and understanding of the historical process of inclusive education in Brazil, to reflect and propose ways that seek to value the knowledge and knowledge of learners, through collective experiences. The essence of this research is to seek answers to some concerns, for example, how do autistic children experience the cartographic culture? The objective of this work is to follow a group of children of the first segment of elementary school, diagnosed with autism spectrum a Specialized Educational Assistance Center (CAEE) of the City of Juiz de Fora. During the monitoring of the group, cartography workshops were developed jointly between the teacher and the students. This led to the production of a living map with each child in the group in the quest to respond to the restlessness that drives this research. The methodology used in the proposal presented here, unfolded in three moments: the first one, of theoretical substantiation; a second, contact with the children, construction of the workshops and the use of records of the meetings, and a third moment of immersion and analysis of the records: the maps, the diaries and narratives made by the children during the meetings. This work was based from the thought of Vygotsky, that the cultural development of the child occurs, first, on a social scale and then on an individual scale, within the child itself. It is expected that this investigation allows the construction of the experiences and the cartographic knowledge made together between the autistic students and educators.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe, a partir da leitura e compreensão do processo histórico da educação inclusiva no Brasil, refletir e propor caminhos que busquem valorizar os conhecimentos e saberes dos educandos, através de experiências coletivas. A essência dessa pesquisa é buscar respostas para algumas inquietações, por exemplo, como as crianças autistas vivenciam a cultura cartográfica? O objetivo a ser promovido neste trabalho é de realizar um acompanhamento de um grupo de crianças do primeiro segmento do ensino fundamental, diagnosticadas com espectro do autismo um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da Prefeitura de Juiz de Fora. Durante o acompanhamento do grupo foram desenvolvidas oficinas de cartografia em conjunto entre professor e os alunos. Isso levou à produção de um mapa vivencial com cada criança do grupo na busca de responder a inquietação que impulsiona essa pesquisa. A metodologia utilizada na proposta aqui exposta, se desdobrou em três momentos: o primeiro, de substanciação teórica; um segundo, de contato com as crianças, construção das oficinas e o uso de registros dos encontros, e um terceiro momento de imersão e análise dos registros: dos mapas, dos diários e narrativas feitas pelas crianças durante os encontros. Este trabalho partiu do pensamento de Vigotski, de que o desenvolvimento cultural da criança se dá, primeiramente, em uma escala social e depois em escala individual, no interior da própria criança. Espera-se que esta investigação possibilite a construção das vivencias e do saber cartográfico feita em conjunto entre os alunos autistas e educadores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspectro do autismopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectGeografia da infânciapt_BR
dc.subjectMapas vivenciaispt_BR
dc.subjectAutism spectrumpt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectChildhood geographypt_BR
dc.subjectLive mapspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAprendendo a cartografar com crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD): a relação sujeito espaço dos autistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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