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dc.contributor.advisor1Hallak, Patricia Habib-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Maldonado, Manuel Arturo Rendon-
dc.contributor.referee2Loureiro, Felipe dos Santos-
dc.creatorOliveira, Nicolas Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-25T14:15:39Z-
dc.date.available2019-05-30-
dc.date.available2019-06-25T14:15:39Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10185-
dc.description.abstractPropellers are devices used to convert power from a engine to thrust or to the conversion of wind energy into electricity. They are widely used to move various engineering systems, such as: airplanes, helicopters, UAVs, drones, boats, ferries, ships, submarines and even land vehicles. The present work focus on the study of propellers applied to aeronautical engineering systems. This work aims to study the performance of propellers through computational fluid dynamics (CFD). Four different propellers were studied, since small propellers applicable on unmanned aircraft (drones and aircraft models) to manned aircraft. The numerical experiments carried out included the validation of the methods and their comparison with reference experimental results, prediction of the influence of crosswinds on propeller efficiency and influence of geometric elements (ground and axis) on static bench tests.pt_BR
dc.description.resumoHélices são dispositivos utilizados para conversão de potência de um motor em empuxo ou para a conversão de energia eólica em energia elétrica. São amplamente utilizadas para mover diversos sistemas de engenharia, como: aviões, helicópteros, VANTs, drones, barcos, balsas, navios, submarinos e até mesmo veículos terrestres. O presente trabalho se concentra no estudo de hélices aplicadas a sistemas de engenharia aeronáutica. Este trabalho tem por objetivo estudar o desempenho de hélices através de dinâmica dos fluidos computacional (CFD - Computational Fluid Dynamics). São apresentadas quatro diferentes hélices, aplicáveis desde pequenas aeronaves não tripuladas (drones e aeromodelos) até aeronaves tripuladas. Os experimentos numéricos realizados englobam a validação dos métodos e sua comparação com resultados experimentais obtidos de referências, previsão da influência de ventos de través na eficiência de hélices e influência de elementos geométricos (solo e eixo) em ensaios de bancada estática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Modelagem Computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiência de hélicespt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectANSYSpt_BR
dc.subjectCFXpt_BR
dc.subjectOpenFOAMpt_BR
dc.subjectPropeller efficiencypt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectANSYSpt_BR
dc.subjectCFXpt_BR
dc.subjectOpenFOAMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleSimulação em dinâmica dos fluidos computacional de hélicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Modelagem Computacional (Dissertações)



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