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dc.contributor.advisor1Marques, Geraldo Luciano de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790Z1pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Thaís Mayra de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766262Y2pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Taciano Oliveira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779989P3pt_BR
dc.creatorMachado, Thiago Fávero de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8997007D6pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-25T13:42:44Z-
dc.date.available2019-06-07-
dc.date.available2019-06-25T13:42:44Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10157-
dc.description.abstractThe procedures of design and reinforcement project for flexible pavements available in Brazil are, mostly, based on empirical models developed from studies carried out in specific localities, and, therefore, should only be used in cases where equivalent climatic and traffic conditions were observed. The national road agencies in partnership with universities and research centers have been working to change this scenario through the development of a mechanistic-empirical method that is more compatible with the Brazilian geographic and technical-scientific realities. The first outcome of this task force is the computer program MeDiNa, which is still under assessment. This program has a transfer function that considers the fatigue damage of asphalt mixtures, allowing the estimation of the percentage of cracked area related to the project period. The present research work uses this program to a reinforcement calculation for the flexible pavement of the Federal University of Juiz de Fora ring road aiming at restoring functional properties and preventing damages to its structure. This pavement is functionally evaluated through Computerized Continuous Visual Survey (CCVS) and longitudinal irregularity test with laser perfilometer, and structurally by means of deflection survey carried out by FWD (falling weight deflectometer) equipment and prospecting procedure. From data collected in the structural evaluation, a backcalculation is executed to obtain required parameters to the concerned calculation. The ring road was divided into 8 homogeneous sections and, after the proper design and results analysis, it was concluded that the best reinforcement solution is the pavement full-length resurfacing using the project asphalt mixture in a single thickness of 5,0 cm, paying attention to the application of a crack relief layer in some sectors.pt_BR
dc.description.resumoOs procedimentos de dimensionamento e projeto de reforço de pavimentos flexíveis disponíveis no Brasil são, em sua maioria, baseados em modelos empíricos desenvolvidos a partir de estudos realizados em localidades específicas e que, por isso, deveriam ser empregados somente em casos onde houvesse equivalência de condições climáticas e de tráfego. Órgãos rodoviários nacionais em parceria com universidades e centros de pesquisa têm se empenhado em mudar esse panorama mediante a elaboração de um método com caráter mecanístico-empírico e que seja mais compatível com as realidades geográfica e técnico-científica brasileiras. O primeiro fruto dessa força-tarefa consiste no programa computacional MeDiNa, ainda em fase de avaliação, o qual conta com uma função de transferência que leva em consideração o dano por fadiga de misturas asfálticas, permitindo a estimativa da porcentagem de área trincada referente ao período de projeto. O presente trabalho de pesquisa utiliza esse programa para o cálculo de reforço do pavimento flexível do anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora visando o restabelecimento de propriedades funcionais e a prevenção de danos à sua estrutura. Esse pavimento é avaliado funcionalmente através de Levantamento Visual Contínuo Informatizado (LVCI) e ensaio de irregularidade longitudinal com perfilômetro a laser, e estruturalmente por meio de levantamento de deflexões realizado por equipamento FWD (falling weight deflectometer) e abertura de poço de sondagem. Com os dados coletados na avaliação estrutural, é realizada uma retroanálise de dados para obtenção de parâmetros necessários ao referido cálculo. O anel viário em questão foi dividido em 8 segmentos homogêneos e, após o devido dimensionamento e análise dos resultados, chegou-se à conclusão de que a melhor solução de reforço é o recapeamento de toda sua extensão com a mistura asfáltica de projeto em espessura única de 5,0 cm, observando a aplicação de uma camada antirreflexão de trincas em alguns trechos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em EngenhariaCivil (PEC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo mecanístico-empíricopt_BR
dc.subjectPavimento flexívelpt_BR
dc.subjectReforçopt_BR
dc.subjectRetroanálisept_BR
dc.subjectMechanistic-empirical methodpt_BR
dc.subjectFlexible pavementpt_BR
dc.subjectReinforcementpt_BR
dc.subjectBackcalculationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleProjeto de reforço para o pavimento flexível do anel viário da UFJF baseado no novo método de dimensionamento mecanístico-empírico nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações)



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