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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Mapeamento do Jornalismo de rock na era digital: uma análise das manifestações nostálgicas na mídia especializada brasileira
Autor(es): Martins, Tairine Raquel Santos
Orientador: Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes
Miembros Examinadores: Magnolo, Talita Souza
Miembros Examinadores: Mata, Jhonatan Alves Pereira
Resumo: O trabalho analisou a influência das manifestações nostálgicas no clima de crise que assombra o jornalismo especializado em rock na era digital. Visando tal objetivo, foi traçado o contexto evolutivo do jornalismo cultural e do rock como movimento cultural, além da apresentação de pontos pertinentes sobre a nostalgia. A partir dos apontamentos foram definidos critérios de análise aplicados em 12 produtos do jornalismo de rock, nas categorias textuais de “crítica”, “curiosidade” e “notícia”, recorrentes mesmo em meio às mudanças da mídia especializada. Tais produtos foram retirados de quatro sites brasileiros de mais destaque no momento, também submetidos a análise, sendo esses “Rolling Stone Brasil”, “Whiplash.net”, “Tenho Mais Discos Que Amigos!” e “Igor Miranda”. Nesse sentido, foi usada a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977) que conduziu a seleção dos elementos da amostra e a chegada aos resultados. Todo o percurso foi conduzido pelo trabalho de autores como Laura Sikes (2017), Paulo Chacon (1985) e Rafael Machado Saldanha (2005). Unindo os apontamentos teóricos à análise foi possível mapear o momento atual do jornalismo de rock e identificar o núcleo em que as manifestações nostálgicas contribuem para a ideia de crise que acompanha o segmento desde a popularização da internet na década de 1990.
Resumen : The study analyzed the influence of nostalgic manifestations on the crisis climate that haunts rock journalism in the digital age. To achieve this goal, the evolutionary context of cultural journalism and rock as a cultural movement was outlined, along with the presentation of relevant points about nostalgia. Based on these insights, analysis criteria were defined and applied to 12 rock journalism products in the textual categories of “criticism,” “curiosity,” and “news,” which remain recurrent despite changes in specialized media. These products were sourced from four of the most prominent Brazilian websites at the moment, which were also analyzed: “Rolling Stone Brasil”, “Whiplash.net”, “Tenho Mais Discos Que Amigos!”, and “Igor Miranda”. In this sense, Laurence Bardin's (1977) content analysis methodology was used to guide the selection of sample elements and the achievement of results. The entire process was guided by the work of authors such as Laura Sikes (2017), Paulo Chacon (1985), and Rafael Machado Saldanha (2005). By combining theoretical insights with analysis, it was possible to map the current state of rock journalism and identify the core where nostalgic manifestations contribute to the idea of a crisis that has accompanied the segment since the popularization of the internet in the 1990s.
Palabras clave : Jornalismo de Rock
Jornalismo cultural
Nostalgia
Rock and Roll
Era digital
Rock journalism
Cultural journalism
Nostalgia
Digital age
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19769
Fecha de publicación : 2-oct-2024
Aparece en las colecciones: Jornalismo - TCC Graduação



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