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Tipo: Tese
Título: Figurações do Deus cristão na poesia de Carlos Drummond de Andrade
Autor(es): Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon
Primeiro Orientador: Cabral, Jimmy Sudário
Membro da banca: Roos, Jonas
Membro da banca: Simões, Maria Cecília dos Santos Ribeiro
Membro da banca: Boas, Alex Villas
Membro da banca: Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Resumo: A tese teve como objetivo amplo fazer um levantamento das representações, ou figurações, de deus na poesia de Carlos Drummond de Andrade, bem como a construção de uma leitura interpretativa de tais imagens articuladas ao todo da obra poética desse autor. A metodologia de trabalho usada foi do tipo exploratória e bibliográfica, tendo como corpus a totalidade de obra poética de Drummond, que foi analisada e selecionadaa partir do critério de apresentar imagens e figurações que dialogassem com a tradição religiosa cristã. Os principais objetivos da tese foram: a) mapear, na obra poética de Drummond, as menções específicas à persona do deus judaico cristão; b) identificar as características dessas figuras de deus que foram anteriormente mapeadas na poesia de Drummond; c) avaliar criticamente, considerando-se a totalidade da obra poética de Drummond, o alcance, extensão e importância dessas imagens divinas para uma compreensão da sua poesia; d) articular uma interpretação global da obra poética de Drummond que tenha como princípio explicativo a relação que estabelece comas crenças do cristianismo popular e que ficaram devidamente explicitadas em momento anterior. A principal conclusão a que chega a tese é a de que há uma ambiguidade no tratamento de Drummond do tema religioso e, mais especificamente, nas figurações do deus cristão presentes em sua poesia. Tal ambiguidade é fruto de uma tensão que perpassa a poesia de Carlos Drummond de Andrade, qual seja: as figuras de Deus-pai e Jesus Cristo são, com frequência, encenadas com pesos diferenciados, enquanto a primeira é frequentemente retratada de forma irônica – às vezes até agressiva – como um deus ausente, indiferente e que nos abandona, a segunda recebe um tratamento claramente positivo, no mais das vezes assumindo pressupostos e crenças da mitologia judaico-cristã. Os pesos diferenciados dados por Drummond às figuras do Deus-pai e de Cristo foi interpretado como em decorrência de sua adesão à explicação teológica vicária, que vê na paixão e morte de Jesus Cristo uma espécie de pagamento de dívida ou sacrifício perfeito em que Cristo é o cordeiro a ser sacrificado em prol do perdão da culpa originalpresente em todo ser humano. Drummond adere a essa explicação, mas a repudia, daí sua figuração do Deus-pai cristão como cruel e indiferente ao sofrimento humano.
Abstract: The broad objective of the thesis was to conduct a survey of the representations, or figurations, of God in the poetry of Carlos Drummond de Andrade, as well as to constructan interpretative reading of such images in connection with the entirety of the poet’s work. The research methodology employed was exploratory and bibliographical, using Drummond's complete poetic works as the corpus, which were analyzed and selected based on the criterion of presenting images and figurations that engage with the Christianreligious tradition. The main objectives of the thesis were: a) to map specific references to the persona of the Judeo-Christian God in Drummond's poetry; b) to identify the characteristics of these depictions of God previously mapped in Drummond's poetry; c) to critically assess, considering Drummond's poetic oeuvre as a whole, the scope, extent,and significance of these divine images for an understanding of his poetry; d) to formulatea global interpretation of Drummond's poetic work that takes as its explanatory principle the relationship he establishes with the beliefs of popular Christianity, which had been duly outlined earlier. The primary conclusion of the thesis is that there is an ambiguity in Drummond's treatment of the religious theme and, more specifically, in the representations of the Christian God present in his poetry. This ambiguity stems from a tension that permeates Drummond’s poetry: the figures of God and Jesus Christ are often depicted with differing weights. The former is frequently portrayed ironically— sometimes even aggressively—as an absent, indifferent god who abandons us, while thelatter receives a clearly positive treatment, often embodying the tenets and beliefs of Judeo-Christian mythology. The differing emphasis that Drummond places on the figures of the Christian God and Christ has been interpreted as resulting from his adherence to thevicarious theological explanation, which seesthe passion and death ofJesus Christ asa kind of debt payment or perfect sacrifice, in which Christ is the lamb sacrificed for theforgiveness of the original sin present in all humans. Drummond subscribes to this explanation but also rejects it, hence his depiction of the Christian father-God as cruel and indifferent to human suffering.
Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade
Lírica
Representações do Deus cristão
Lyric poetry
Representation of the christian God
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19756
Data do documento: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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