Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19753
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
felipebritodemelo.pdfPDF/A3.15 MBAdobe PDFView/Open
Type: Tese
Title: Produção musical como espaço de aprendizagem: entre a autoexperimentação, a prática reflexiva e a colaboração
Author: Melo, Felipe Brito de
First Advisor: Pereira, Marcus Vinicius Medeiros
Co-Advisor: Carvalho, Francione Oliveira
Referee Member: Egas, Maria Botelho
Referee Member: Martins, Marcus Leonardo Bomfim
Referee Member: Gohn, Daniel Marcondes
Referee Member: Ghizzi, Eluiza Bortolotto
Resumo: Esta tese investiga a aprendizagem musical no contexto da produção musical contemporânea, compreendendo-a como um espaço formativo em que dimensões artísticas, técnicas, estéticas e pedagógicas se entrelaçam. Partindo da constatação de que a transformação digital alterou profundamente os modos de fazer, ensinar e aprender música, o estudo propõe que os processos de produção constituem ambientes férteis de aprendizagem musical. O objetivo central foi compreender de que forma o aprender se manifesta durante o processo de produção, considerando a influência das tecnologias digitais, das relações de diálogo e da autoexperimentação criativa. A investigação baseia-se em uma abordagem metodológica híbrida que articula a A/r/tografia (IRWIN, 2022) — metodologia que integra os papéis de artista, professor e pesquisador — ao conceito de processo de projeto de Schön (2000), que entende o conhecimento como resultado de ciclos reflexivos entre ação e reflexão. Essa perspectiva permitiu que a pesquisa se desenvolvesse como prática viva e situada, em que criação, ensino e análise se retroalimentaram continuamente. O corpus foi constituído a partir do processo de criação e gravação da música Nem Bem, Nem Mal, Nem Tal, integrante do álbum T.O.C. – Tratado de Organização do Caos, documentado em vídeos que registraram tanto a criação autônoma do arranjo quanto a gravação em diálogo com um guitarrista. O produto final foi disponibilizado em um Fanzine Holográfico com tecnologia NFC, que possibilitou a interação colaborativa com o público, configurando uma dimensão participativa do aprendizado. Os resultados indicam que a aprendizagem musical na produção emerge de modo implícito e processual, sustentada por três dimensões interdependentes: a autônoma-subjetiva, caracterizada pela autoexperimentação e pelo autodidatismo; a comunicativo-reflexiva, na qual o aprendizado ocorre por meio do diálogo entre produtor e músico, da reflexão sobre o fazer e da escuta crítica; e a colaborativo-participativa, ampliada pelas interações em plataformas digitais, nas quais o público também participa da construção de significados musicais. Essas dimensões demonstram que a produção musical é, simultaneamente, espaço de criação, investigação e formação, no qual o aprender se dá de maneira contínua e situada. A pesquisa evidencia que, ao reconhecer o estúdio e o ambiente digital como espaços de aprendizagem, amplia-se a compreensão tradicional de ensino musical, deslocando o foco do produto sonoro para o processo formativo que o produz. Assim, a produção musical é entendida não apenas como prática técnica, mas como atividade reflexiva e pedagógica que articula saberes culturais, tecnológicos e estéticos. As análises apontam ainda para a importância de integrar tais práticas aos currículos de Educação Musical, valorizando o aprendizado experimental e o pensamento sonoro como formas legítimas de conhecimento. Conclui-se que a produção musical contemporânea, embora impactada pelas tecnologias digitais, permanece atravessada por dimensões humanas, afetivas e coletivas que sustentam a aprendizagem. Ao integrar arte, docência e pesquisa, esta tese reafirma a produção musical como campo epistêmico singular — território onde o aprender e o criar se confundem e onde o som se torna meio e metáfora do conhecimento.
Abstract: This thesis investigates musical learning within the context of contemporary music production, understanding it as a formative space where artistic, technical, aesthetic, and pedagogical dimensions intertwine. Recognizing that digital transformation has profoundly changed the ways of making, teaching, and learning music, the study proposes that production processes themselves constitute fertile environments for musical learning. The central objective was to understand how learning manifests during the production process, considering the influence of digital technologies, dialogical relationships, and creative self-experimentation. The research adopts a hybrid methodological approach that articulates A/r/tography (IRWIN, 2022) — a methodology integrating the roles of artist, teacher, and researcher — with Schön’s (2000) concept of the design process, which conceives knowledge as emerging from reflective cycles between action and reflection. This perspective allowed the study to unfold as a living, situated practice, where creation, teaching, and analysis continuously nourished one another. The corpus was built from the creation and recording process of the song Nem Bem, Nem Mal, Nem Tal, part of the album T.O.C. – Tratado de Organização do Caos. The process was documented through videos capturing both the autonomous creation of the arrangement and the recording in dialogue with a guitarist. The final product was presented as a Holographic Fanzine with NFC technology, enabling collaborative interaction with the audience and configuring a participatory dimension of learning. The results indicate that musical learning in production emerges implicitly and processually, supported by three interdependent dimensions: the autonomous-subjective, characterized by self-experimentation and autodidactic practices; the communicative-reflective, in which learning occurs through dialogue between producer and musician, reflection on making, and critical listening; and the collaborative-participatory, expanded through interactions on digital platforms, where the audience also participates in constructing musical meaning. These dimensions reveal that music production is simultaneously a space for creation, inquiry, and education, where learning unfolds continuously and contextually. By recognizing the studio and the digital environment as learning spaces, the research broadens the traditional understanding of music education, shifting the focus from the sound product to the formative process that produces it. Thus, music production is understood not merely as a technical activity but as a reflective and pedagogical practice that articulates cultural, technological, and aesthetic knowledge. The analyses further highlight the importance of integrating such practices into Music Education curricula, valuing experimental learning and sonic thinking as legitimate forms of knowledge. The study concludes that contemporary music production, although shaped by digital technologies, remains profoundly human, affective, and collective. By integrating art, teaching, and research, this thesis reaffirms music production as a singular epistemic field — a territory where learning and creation merge, and where sound becomes both the medium and the metaphor of knowledge.
Keywords: Aprendizagem musical
Produção musical
Cultura digital
A/r/tografia
Prática reflexiva
Musical learning
Music production
Digital culture
A/r/tography
Reflective practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19753
Issue Date: 15-Sep-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons