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Tipo: Dissertação
Título: Memória em Produção: uma análise da família Rocha Miranda através dos documentários “Panair do Brasil – Uma História de glamour e conspiração” e “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil
Autor(es): Cruz, Letícia Martins da
Primeiro Orientador: Guedes, Wallace Andrioli
Membro da banca: Brum, Alessandra Souza Melett
Membro da banca: Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Resumo: A memória é um campo permeado por disputas de poder e por representações em constante negociação. Como demonstram autores como Jacques Le Goff e Michael Pollak, a tensão entre memórias oficiais e subterrâneas revela camadas profundas de conflito social e de luta por reconhecimento. A família Rocha Miranda, figura de destaque no cenário político e empresarial brasileiro do século XX, emerge como protagonista de duas narrativas contrastantes nos documentários Panair do Brasil – Uma História de Glamour e Conspiração e Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil. No primeiro, o grupo familiar é representado como vítima de perseguição política durante a ditadura militar, marcada pela cassação da companhia aérea Panair e pela demissão de milhares de funcionários. No segundo, outros membros da mesma família são retratados como proprietários de uma fazenda no interior paulista onde crianças negras, oriundas de um orfanato público, foram submetidas a trabalho forçado sob a influência das ideologias integralista e nazista. A partir dessa ambiguidade, esta pesquisa propõe refletir sobre três questões centrais: De que modo o documentário atua como vetor da memória, intervindo nas disputas simbólicas do espaço público, a partir de um agenciamento fílmico que organiza vozes, arquivos e testemunhos? De que modo ele intervém na construção do passado e no enquadramento da memória coletiva? Seria o documentário capaz, enfim, de reconfigurar a identidade social de um grupo?
Abstract: Memory is a field permeated by power disputes and constantly shifting representations. As authors such as Jacques Le Goff and Michael Pollak have shown, the tension between official and subterranean memories reveals deep layers of social conflict and struggles for recognition. The Rocha Miranda family, a prominent figure in Brazil’s twentieth-century political and business landscape, emerges as the protagonist of two contrasting narratives presented in the documentaries Panair do Brasil – Uma História de Glamour e Conspiração and Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil. In Panair do Brasil, the family is portrayed as a victim of political persecution during the military dictatorship, marked by the shutdown of Panair and the dismissal of thousands of employees. In Menino 23, other members of the same family are depicted as owners of a rural estate in the state of São Paulo where Black children, taken from a public orphanage, were subjected to forced labour under the influence of integralist and Nazi ideologies. From this contrast, the research seeks to reflect on three central questions: What is the role of documentary film as a historical agent? How does it influence the construction of the past and the framing of collective memory? And to what extent can it reconfigure the social identity of a privileged group?
Palavras-chave: Memória em disputa
Documentário
Identidade social
Família Rocha Miranda
Contested memory
Documentary film
Social identity
Rocha Miranda family
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19732
Data do documento: 28-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em História (Dissertações)



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