Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19714
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
brunaferreiralopes.pdfPDF/A5.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
brunaferreiralopes - produtoeducacional.pdf3.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Educação estatística e pesquisa de opinião: caminhos para uma reflexão crítica quanto ao uso das mídias digitais
Autor(es): Lopes, Bruna Ferreira
Orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Miembros Examinadores: Victer, Eline das Flores
Miembros Examinadores: Coelho, Flávio de Souza
Resumo: Este trabalho tem como ponto de partida os indicadores de pesquisas que apontam um crescimento acentuado de conexão na internet, quase exclusivamente a partir de celulares, por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos. Considerando que, na Educação já existe um debate contínuo sobre a importância de se conectar a escola ao contexto em que os alunos estão inseridos e com a finalidade de desenvolver tanto conhecimentos estatísticos, como também, promover a reflexão quanto ao uso das telas, o objetivo geral da investigação foi o de analisar como a Educação Estatística, por meio de uma pesquisa educativa de opinião, realizada por alunos do primeiro ano integral do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Juiz de Fora – MG, poderia contribuir para uma reflexão quanto ao uso das mídias digitais. Valendose da Engenharia Didática tanto como metodologia como procedimento metodológico, foi proposto uma pesquisa de opinião, baseado no programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião - NEPSO, que conectou, ao mesmo tempo, projetos de aprendizagem, de investigação e de pesquisa de opinião. Desse modo, esta investigação, de abordagem mista e caráter exploratório, fundamentada na Engenharia Didática, buscou fortalecer práticas pedagógicas que ampliassem as possibilidades e oportunidades de uso social da Estatística.
Resumen : This work draws on research indicators that point to a sharp increase in internet access, almost exclusively through cell phones, among children and adolescents between the ages of 9 and 17. Considering that there is already an ongoing debate in education about the importance of connecting schools to the context in which students are inserted, and with the aim of developing both statistical knowledge and promoting reflection on the use of screens, the overall objective of the investigation was to analyze how Statistical Education, through an educational opinion survey conducted by first-year high school students at a public school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, could contribute to reflection on the use of digital media. Drawing on Didactic Engineering as both a methodology and a methodological procedure, an opinion survey was proposed, based on the Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (Our School Research Your Opinion) program (NEPSO), which simultaneously connected learning, research, and opinion research projects. Thus, this research, with a mixed approach and exploratory character, based on Didactic Engineering, sought to strengthen pedagogical practices that expanded the possibilities and opportunities for the social use of Statistics.
Palabras clave : Educação matemática
Educação estatística
Engenharia didática
Nepso
Mídias digitais
Mathematics education
Statistical education
Didactic engineering
Digital media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19714
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons