Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19714
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunaferreiralopes.pdfPDF/A5.44 MBAdobe PDFView/Open
brunaferreiralopes - produtoeducacional.pdf3.41 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Educação estatística e pesquisa de opinião: caminhos para uma reflexão crítica quanto ao uso das mídias digitais
Author: Lopes, Bruna Ferreira
First Advisor: Rodrigues, Chang Kuo
Referee Member: Victer, Eline das Flores
Referee Member: Coelho, Flávio de Souza
Resumo: Este trabalho tem como ponto de partida os indicadores de pesquisas que apontam um crescimento acentuado de conexão na internet, quase exclusivamente a partir de celulares, por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos. Considerando que, na Educação já existe um debate contínuo sobre a importância de se conectar a escola ao contexto em que os alunos estão inseridos e com a finalidade de desenvolver tanto conhecimentos estatísticos, como também, promover a reflexão quanto ao uso das telas, o objetivo geral da investigação foi o de analisar como a Educação Estatística, por meio de uma pesquisa educativa de opinião, realizada por alunos do primeiro ano integral do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Juiz de Fora – MG, poderia contribuir para uma reflexão quanto ao uso das mídias digitais. Valendose da Engenharia Didática tanto como metodologia como procedimento metodológico, foi proposto uma pesquisa de opinião, baseado no programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião - NEPSO, que conectou, ao mesmo tempo, projetos de aprendizagem, de investigação e de pesquisa de opinião. Desse modo, esta investigação, de abordagem mista e caráter exploratório, fundamentada na Engenharia Didática, buscou fortalecer práticas pedagógicas que ampliassem as possibilidades e oportunidades de uso social da Estatística.
Abstract: This work draws on research indicators that point to a sharp increase in internet access, almost exclusively through cell phones, among children and adolescents between the ages of 9 and 17. Considering that there is already an ongoing debate in education about the importance of connecting schools to the context in which students are inserted, and with the aim of developing both statistical knowledge and promoting reflection on the use of screens, the overall objective of the investigation was to analyze how Statistical Education, through an educational opinion survey conducted by first-year high school students at a public school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, could contribute to reflection on the use of digital media. Drawing on Didactic Engineering as both a methodology and a methodological procedure, an opinion survey was proposed, based on the Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (Our School Research Your Opinion) program (NEPSO), which simultaneously connected learning, research, and opinion research projects. Thus, this research, with a mixed approach and exploratory character, based on Didactic Engineering, sought to strengthen pedagogical practices that expanded the possibilities and opportunities for the social use of Statistics.
Keywords: Educação matemática
Educação estatística
Engenharia didática
Nepso
Mídias digitais
Mathematics education
Statistical education
Didactic engineering
Digital media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19714
Issue Date: 13-Aug-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons