https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19623
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Tese |
Título: | Entre o Nordeste e São Paulo: as travessias dos migrantes nordestinos, o controle da mobilidade e o enfrentamento da insegurança estrutural (1930 – 1960) |
Autor(es): | Pereira, Pedro Jardel Fonseca |
Primeiro Orientador: | Lobo, Valéria Marques |
Membro da banca: | Jardim, Fernando Perllato Bom |
Membro da banca: | Fontes, Paulo Roberto Ribeiro |
Membro da banca: | Reis, Filomena Ribeiro Cordeiro |
Membro da banca: | Cristofoletti, Rodrigo |
Resumo: | O objetivo central desta tese é analisar os aspectos da travessia realizada pelos migrantes trabalhadores nordestinos entre o Nordeste e São Paulo, bem como compreender qual foi o destino dos trabalhadores após serem rejeitados no processo de triagem e exame médico realizados em Montes Claros. O serviço de agenciamento mantido nessa cidade pelas empresas de recrutamento de trabalhadores e posteriormente pela Inspetoria do Trabalhador Migrante tinha como objetivo recrutar apenas a mão de obra sadia para o estado de São Paulo. Aqueles que eram aprovados nos exames recebiam gratuitamente o bilhete de passagem no trem de ferro. No entanto, o contingente de pessoas em deslocamento retidas em Montes Claros era, em certas ocasiões, maior que aquele embarcado para o referido estado. A partir da análise das fontes: Revista do Conselho de Imigração e Colonização, o Observador Econômico e Financeiro, Revista o Cruzeiro, Jornal Gazeta do Norte, Jornal O Estado S. Paulo, dados, entrevistas e fotografias da Museu da Imigração e o livro de Seara Vermelha de Jorge Amado viabilizaram as hipóteses seguintes. Apesar de os migrantes recorrerem aos subsídios dos serviços de migração, percebem-se evidências de certa autonomia de um percentual desses sujeitos que custeavam as despesas das viagens com recursos próprios. Recorriam também aos aliciadores de mão de obra. A viagem era custeada com as verbas da Associação das Damas da Caridade. E ainda constam aqueles que permaneceram em Montes Claros e tiveram um papel fundamental no desenvolvimento urbano, demográfico e econômico da cidade. Pretende-se com esta pesquisa contribuir com uma análise que problematize os enfrentamentos com os quais os migrantes se deparavam durante a travessia, mediante a insegurança estrutural, reflexo do controle da migração. Evidenciou-se o papel das redes de solidariedade e sociabilidade nesse contexto e como os migrantes lidavam taticamente com as incertezas que surgiam durante a viagem e recorriam às estratégias que os permitiam seguir a viagem ou permanecer. Se, por um lado, Montes Claros foi um local de entreposto para os migrantes, por outro, também foi lugar de permanência. |
Abstract: | The central objective of this thesis is to analyze aspects of the journey made by migrant workers from the Northeast between the Northeast and São Paulo, as well as to understand their fate after being rejected in the screening and medical examination process conducted in Montes Claros. The recruitment service operated in this city by labor recruitment companies and later by the Migrant Workers' Inspectorate aimed to recruit only healthy workers for the state of São Paulo. Those who passed the exams received free train tickets. However, the number of migrants retained in Montes Claros was, at times, larger than those embarked for the aforementioned state. Based on an analysis of the sources: the Immigration and Colonization Council Magazine, the Economic and Financial Observer, the Cruzeiro Magazine, the Gazeta do Norte Newspaper, the O Estado S. Paulo Newspaper, data, interviews, and photographs from the Immigration Museum, and Jorge Amado's book "Seara Vermelha," the following hypotheses were supported. Although migrants relied on subsidies from migration services, there is evidence of a certain degree of autonomy among a percentage of these individuals who covered their travel expenses with their own resources. They also resorted to recruiters. The journey was funded by funds from the Association of Ladies of Charity. There are also those who remained in Montes Claros and played a fundamental role in the city's urban, demographic, and economic development. This research aims to contribute to an analysis that problematizes the challenges migrants faced during the crossing, due to structural insecurity, a reflection of migration control. The role of solidarity and sociability networks in this context was highlighted, as well as how migrants tactically dealt with the uncertainties that arose during the journey and resorted to strategies that allowed them to continue their journey or remain. While Montes Claros was a place of depot for migrants, it was also a place of permanence. |
Palavras-chave: | Migrantes trabalhadores nordestinos Controle da mobilidade Redes de sociabilidade e solidariedade Insegurança estrutural Migrant workers from the northeast Mobility control Networks of sociability and solidarity Structural insecurity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19623 |
Data do documento: | 15-Set-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em História (Teses) |
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