Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19608
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliadrumondcamposesilva.pdfPDF/A6.02 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Avaliação da biblioteca pública estadual de Minas Gerais: democracia, acesso à leitura e o declínio do empréstimo de livros entre 2006 e 2023
Author: Silva, Júlia Drumond Campos e
First Advisor: Tavares Júnior, Fernando
Referee Member: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Castro, Vanessa Gomes de
Resumo: A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (BPEMG) é um equipamento cultural inscrito no contexto histórico e social do estado de Minas Gerais e de sua capital: Belo Horizonte. A BPEMG, que completou 70 anos em 2024, tem como missão promover a ampliação dos serviços de biblioteca à população de Minas Gerais, através da democratização do acesso à leitura, à literatura e à informação. Observa-se declínio no empréstimo de livros desde 2006, segundo informações de seu sistema informatizado de gerenciamento de acervo. O volume de empréstimos de livros da BPEMG tem decrescido anualmente e reduziu-se a menos da metade em dez anos. Em 2023, após quase três anos fechada em decorrência de obras e do isolamento imposto pela pandemia da covid-19, ocorreram em torno de apenas 20 mil empréstimos. Este trabalho analisa esse declínio, compreendo-o como proxy do papel institucional e democrático da BPEMG. Teorias destacam o papel das bibliotecas como espaços sociais de aprendizagem, para a reflexão crítica e o debate, em estreita sintonia com a sociedade, refletindo sua diversidade. Partindo desse referencial, foi realizada análise documental a partir de relatos dos gestores de áreas-chave da BPEMG, a fim de compreender como a instituição percebe e avalia este problema, bem como, em perspectiva comparada, como a teoria pode instruir ações para mitigar essa situação, o que norteia, ao final, o Plano de Ação Educacional.
Abstract: The Minas Gerais State Public Library (BPEMG) is a cultural facility embedded in the historical and social context of the state of Minas Gerais and its capital: Belo Horizonte. BPEMG, which turned 70 in 2024, has the mission of promoting the expansion of library services to the population of Minas Gerais, through the democratization of access to reading, literature, and information. There has been a decline in book loans since 2006, according to information from its computerized collection management system. The volume of book loans from BPEMG has decreased annually and has been reduced by more than half in ten years. In 2023, after almost three years of closure due to construction work and the isolation imposed by the COVID-19 pandemic, there were only around 20,000 loans. This paper analyzes this decline, understanding it as a proxy for BPEMG's institutional and democratic role. Theories highlight the role of libraries as social spaces for learning, critical reflection and debate, in close harmony with society, reflecting its diversity. Based on this framework, a documentary analysis was carried out based on reports from managers of key areas of BPEMG, in order to understand how the institution perceives and evaluates this problem, as well as, from a comparative perspective, how theory can guide actions to mitigate this situation, which ultimately guides the Educational Action Plan.
Keywords: Bibliotecas públicas
Democratização da leitura
Livro e leitura
Public libraries
Democratization of reading
Book and reading
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19608
Issue Date: 27-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons