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dc.contributor.advisor1Barbosa, Flávio de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3967943593612229pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cury, Alexandre Abrahão-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1092810690505352pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Antonio Carlos Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rafael Cerqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Graciela Nora Doz de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorTeixeira, Ricardo Vidal-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716858315371549pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-18T10:39:56Z-
dc.date.available2025-09-17-
dc.date.available2025-09-18T10:39:56Z-
dc.date.issued2025-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19423-
dc.description.abstractStructural health monitoring has proven to be an effective tool for diagnosing the conservation and integrity of various infrastructures, including buildings, bridges, viaducts, and railways. The approaches used range from on-site inspections, involving sensing and signal processing, to the application of computational models for simulating the mechanical behavior of structures. This comprehensive set of techniques is known as Structural Health Monitoring (SHM). In this context, the present work proposes the development of a numerical model for simulating the dynamic interaction between train and railway track, contributing to the identification of structural variations and the assessment of the integrity of the permanent way. The model accounts for variations in parameters such as structural stiffness, load, train speed, and track characteristics, enabling a detailed analysis of the displacements and internal forces generated. The simulation results were calibrated and compared with experimental data, demonstrating the model’s feasibility in identifying structural behavior patterns and contributing to the advancement of railway monitoring and predictive maintenance strategies, with a focus on the implementation of SHM techniques.pt_BR
dc.description.resumoO monitoramento estrutural tem se mostrado uma ferramenta eficaz para o diagnóstico da conservação e integridade de diversas infraestruturas, incluindo edifícios, pontes, viadutos e ferrovias. As abordagens utilizadas vão desde inspeções in loco, com sensoriamento e processamento de sinais monitorados, até a aplicação de modelos computacionais para simulação do comportamento mecânico das estruturas. Esse conjunto abrangente de técnicas é denominado Monitoramento de Integridade Estrutural (Structural Health Monitoring – SHM). Neste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo numérico para a simulação da interação dinâmica entre trem e ferrovia, contribuindo para a identificação de variações estruturais e a avaliação da integridade da via permanente. O modelo considera variações de parâmetros como rigidez da estrutura, carga, velocidade do trem e características da via, possibilitando uma análise detalhada dos deslocamentos e esforços gerados. Os resultados das simulações foram calibrados e comparados com dados experimentais e demonstraram a viabilidade do modelo na identificação de padrões de comportamento estrutural, contribuindo para o aprimoramento de estratégias de monitoramento e manutenção preditiva de ferrovias, com foco na implementação de técnicas SHM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectModelagem computacionalpt_BR
dc.subjectDetecção de danospt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectCalibração de modelo numéricopt_BR
dc.subjectMonitoramento de integridade estruturalpt_BR
dc.subjectDinâmica das estruturaspt_BR
dc.subjectComputational modelingpt_BR
dc.subjectDamage detectionpt_BR
dc.subjectRailwayspt_BR
dc.subjectNumerical model calibrationpt_BR
dc.subjectStructural health monitoringpt_BR
dc.subjectStructural dynamicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e calibração de um modelo computacional para a simulação do comportamento mecânico do sistema trem-ferroviapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações)



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