Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16818
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessamoraisdesa.pdf8.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Quais os caminhos da água no corpo humano? O ensino de biologia por meio de uma sequência didática na educação de jovens e adultos
Autor(es): Sá, Vanessa Morais de
Primeiro Orientador: Matos, Ione Maria de
Membro da banca: Filardi, Marcelo Augusto
Membro da banca: Silva, Maísa
Membro da banca: Matos, Ione Maria de
Resumo: Compreender a complexidade do organismo humano e estabelecer as conexões necessárias é um desafio significativo para os alunos. O propósito deste trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática (SD) investigativa sobre o percurso da água no corpo humano e avaliar a utilização dessa SD como facilitadora da aprendizagem. Participaram da pesquisa 8 estudantes matriculados no terceiro módulo da disciplina de Biologia, com idade entre 20 e 51 anos, da modalidade de Educação para Jovens e Adultos do Centro Estadual de Educação Continuada João Guimarães Rosa – CESEC. A atividade foi desenvolvida em 4 momentos: 1 – Verificação dos conhecimentos prévios dos alunos, 2 – Aula expositiva e dialogada, 3 – Produção de texto, 4 – Aula prática. Após as atividades, os estudantes avaliaram a SD por meio de um questionário. Os resultados revelaram que, inicialmente, os estudantes tinham alguma compreensão do assunto abordado, mas com lacunas e falta de organização do conteúdo. Após a aula dialogada e a pesquisa, observou-se que, a estruturação das respostas estava mais elaborada e completa. Ao produzirem o texto, pôde-se constatar que somente 3 alunos conseguiram redigir com sequência lógica e correta, explicaram a participação dos sistemas na absorção, transporte e excreção da água. Em relação à aula prática, os estudantes participaram ativamente e foi possível perceber, que o conhecimento sobre o tema foi construído. A avaliação da SD demonstrou que os alunos se sentiram desafiados, tiveram curiosidade, relataram obter conhecimento e que no processo investigativo puderam analisar e refletir sobre o assunto abordado. Concluímos que este trabalho contribuiu para a compreensão do aluno sobre os caminhos da água no corpo interconectando os sistemas digestório, circulatório e excretor. Potencializou a compreensão de como estes sistemas participam no processo de absorção, circulação e eliminação da água, além de ter proporcionado a participação ativa dos estudantes contribuindo na construção do próprio conhecimento.
Abstract: Understanding the complexity of the human organism and establishing the necessary connections is a significant challenge for students. The purpose of this work was to develop an investigative Didactic Sequence (DS) about the path of water in the human body and evaluate the use of this DS as a learning facilitator. Eight students enrolled in the third module of the Biology discipline participated in the research, aged between 20 and 51 years old, from the Education for Youth and Adults modality at the João Guimarães Rosa State Center for Continuing Education – CESEC. The activity was developed in 4 moments: 1 – Verification of students' prior knowledge, 2 – Expository and dialogued class, 3 – Text production, 4 – Practical class. After the activities, students assessed DS using a questionnaire. The results revealed that, initially, the students had some understanding of the subject covered, but with gaps and a lack of organization of the content. After the dialogued class and the research, it was observed that the structuring of the answers was more elaborate and complete. When producing the text, it was seen that only 3 students were able to write in a logical and correct sequence, explaining the participation of systems in the absorption, transport, and excretion of water. In relation to the practical class, the students participated actively, and it was possible to see that knowledge on the topic was built. The DS assessment demonstrated that students felt challenged, were curious, reported gaining knowledge, and that in the investigative process, they were able to analyze and reflect on the topic addressed. We conclude that this work contributed to the students' understanding of the pathways of water in the body, interconnecting the digestive, circulatory, and excretory systems. It enhanced the understanding of how these systems participate in the process of absorption, circulation, and elimination of water, in addition to providing active participation by students, contributing to the construction of their own knowledge.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Sistemas do corpo humano
Água
Teaching of biology
Following teaching
Youth and adult education
Human body systems
Water
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16818
Data do documento: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons