Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16804
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alaiutolemitomartinsdasilva.pdf6.96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O uso de metodologias ativas para a sensibilização sobre gravidez na adolescência no ensino de biologia
Autor(es): Silva, Alaiuto Lemito Martins da
Primeiro Orientador: Antunes, João Eustáquio
Membro da banca: Matos, Ione Maria de
Membro da banca: Assis, Fernanda Henrique Lyra de
Resumo: A gravidez na adolescência é um grande fator de risco para a permanência dos estudantes nas escolas brasileiras, impactando diretamente na qualidade do ensino oferecido aos jovens afetados. Esta situação pode agravar-se, acumulando efeitos negativos quando não abordada eficientemente em sala de aula, neste cenário, o ensino de Biologia representa uma forte união entre educação e saúde, possibilitando uma ampla formação para os discentes, para instruir, educar e prevenir as futuras gerações sobre a gravidez precoce. O objetivo deste estudo foi analisar uma experiência investigativa, realizada com os estudantes do ensino médio, mediante uma Sequência Didática (SD) sobre a sensibilização da gravidez na adolescência no ensino de biologia. Sendo assim, esta SD contou com a aplicação de um questionário pré-teste durante a fase de planejamento, e a abordagem de Metodologia Ativa (MA) em ensino ao longo das demais etapas de sua execução, sendo possível destacar o uso de: problematização no ensino, sala de aula invertida, pesquisas realizadas no laboratório de informática, exibição de documentário e aplicação de um jogo didático. A soma dessas abordagens permitiu uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado em sala de aula, maximizando as possibilidades de ensino. Os resultados obtidos pelas análises estatísticas dos dados, e a percepção do autor sobre o trabalho executado foram satisfatórios e plausíveis para concluir que a aplicação da SD possui múltiplos aspectos positivos no desenvolvimento das aprendizagens. Além disso, o jogo didático se mostrou um produtor inovador e estimulou a participação ativa dos discentes. Os estudantes envolvidos construíram e ampliaram seus conhecimentos sobre gravidez na adolescência, desenvolvendo uma postura crítica e mais consciente diante o trabalho exposto. Por fim, destaca-se que este estudo contribuiu assertivamente para melhorar o aprendizado no ensino de Biologia, por meio de uma SD para a sensibilização sobre gravidez na adolescência, utilizando-se de MA contendo 1 jogo didático desenvolvido sobre as etapas do ciclo menstrual.
Abstract: Teenage pregnancy is a major risk factor for students remaining in the Brazilian public school network, directly impacting the quality of education offered to affected young people. This situation can worsen, accumulating negative effects when not addressed efficiently in the classroom. In this scenario, Biology teaching represents a strong union between education and health, enabling broad training for students, to instruct, educate, and prevent future generations about early pregnancy. The objective of this study is to analyze an investigative experience, carried out with high school students, through a Didactic Sequence (DS) on raising awareness of teenage pregnancy in biology teaching. Therefore, this DS included the application of a pretest questionnaire during its planning phase and the active methodology (AM) teaching approach throughout the other stages of its execution, making it possible to highlight the use of problematization in teaching, flipped classroom, research carried out in the computer laboratory, documentary screening and application of a didactic game. The sum of these approaches allowed a more profound understanding of the content worked in the classroom, maximizing teaching possibilities. The results obtained by the statistical analysis of the data, and the author's perception of the work carried out, were satisfactory and plausible to conclude that the application of DS has multiple positive aspects in the development of learning. Furthermore, the educational game turned out to be an innovative producer and encouraged the active participation of students. The students involved built and expanded their knowledge about teenage pregnancy, developing a critical and more conscious stance towards the work exposed. Finally, it is noteworthy that this study contributed assertively to improving learning in Biology teaching, through a DS to raise awareness about teenage pregnancy, using AM containing a didactic game developed about the stages of the menstrual cycle.
Palavras-chave: Biologia
Gravidez na adolescência
Ciclo menstrual e sequência didática
Biology
Teenage pregnancy
Menstrual cycle and didactic sequense
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16804
Data do documento: 22-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons