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Clase: Dissertação
Título : Ciência cidadã em plantações de café: uma proposta participativa e investigativa para o ensino de ecologia
Autor(es): Oliveira, Gleidson de Freitas
Orientador: Campos, Renata Bernardes Faria
Miembros Examinadores: Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo
Miembros Examinadores: Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de
Resumo: A Ciência Cidadã refere-se à participação voluntária dos cidadãos nos processos científicos, onde estes atores podem coletar e gerar dados relevantes ao estudo de questões e ações específicas de sua realidade local. Articulando esta pesquisa participativa ao ensino por investigação, é possível oportunizar o protagonismo dos estudantes na construção do próprio conhecimento, além de promover a reflexão do seu cotidiano, participação direta nos assuntos locais e produção do conhecimento científico. A cafeicultura brasileira é uma atividade de expressivo desenvolvimento econômico, desde fazendas à agricultura familiar. Porém, o manejo da produção convencional, tem impactado negativamente os ecossistemas, desde a redução da biodiversidade e recursos naturais às consequências na saúde humana oriundas da exposição à agrotóxicos. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é elaborar e analisar uma proposta participativa para o ensino de Ecologia, com abordagem investigativa, a partir de uma experiência de Ciência Cidadã vivida por estudantes do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino, no distrito de Santa Luzia de Caratinga, município de Caratinga/MG, onde a cafeicultura é uma das principais atividades econômicas. Utilizando uma abordagem participativa e investigativa, foi oportunizado aos estudantes aprimorarem saberes a respeito da temática, construíram um acervo do distrito em ferramenta de Ciência Cidadã e favoreceu a reflexão e crítica construtiva de seu contexto cotidiano.
Resumen : Citizen Science refers to the voluntary participation of citizens in scientific processes, where these actors can collect and generate data relevant to the study of issues and actions specific to their local reality. Linking this participatory research to teaching through investigation, it is possible to provide opportunities for students to take a leading role in the construction of their own knowledge, in addition to promoting reflection on their daily lives, direct participation in local issues and the production of scientific knowledge. Brazilian coffee farming is an activity with significant economic development, from farms to family farming. However, conventional production management has negatively impacted ecosystems, from the reduction of biodiversity and natural resources to the consequences on human health arising from exposure to pesticides. In this context, the objective of this research is to develop and analyze a participatory proposal for teaching Ecology, with an investigative approach, based on a Citizen Science experience lived by high school students in a public school, in the district of Santa Luzia de Caratinga, municipality of Caratinga/MG, where coffee growing is one of the main economic activities. Using a participatory and investigative approach, students were given the opportunity to improve their knowledge on the topic, built a district collection as a Citizen Science tool and encouraged reflection and constructive criticism of their daily context.
Palabras clave : Ecologia
Cafeicultura
Ciência cidadã
Investigação científica
Ensino
Ecology
Coffee farming
Citizen science
Scientific research
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16790
Fecha de publicación : 27-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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