Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16612
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexeideassisalves.pdfPDF/A3.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
alexeideassisalves-produtoeducacional.pdf585.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Noções de estatística para sexto ano do ensino fundamental: aprendizagem por meio de projeto
Autor(es): Alves, Alexei de Assis
Primeiro Orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Membro da banca: Zocolotti, Alexandre Krüger
Membro da banca: Oliveira, Rosana de
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta de investigação cujo objetivo é verificar as contribuições que a implementação de projeto proporciona na construção de conhecimentos estatísticos e o desenvolvimento da literacia estatística para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. A escolha do objeto de estudo partiu das inquietações que permeiam a prática do professor-pesquisador, levando-nos a refletir sobre a importância de intervenções pedagógicas que promovam a efetividade do ensino e da aprendizagem. Nessa perspectiva, levanta-se a questão desta pesquisa: Quais as potencialidades de estruturação e condução de um projeto, junto a uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, com vistas à construção de conhecimentos estatísticos? Para o desenvolvimento da pesquisa de natureza qualitativa e alcançar os objetivos propostos e responder à questão de pesquisa, apoiaremos nos pressupostos metodológicos da Engenharia Didática. Os fundamentos teóricos que amparam a pesquisa terão uma abordagem nas concepções da Educação Estatística, bem como, as três competências preconizadas por esse campo de estudo, Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico. O trabalho com projetos é uma alternativa de ensino que visa proporcionar o envolvimento dos alunos na construção de novos saberes e, assim, realizamos estudos sobre as propostas apresentadas pela Pedagogia de Projetos. A pesquisa foi desenvolvida, durante as aulas de matemática, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, sendo que o pesquisador é o professor regente. A implementação do projeto como proposta para construção de conhecimentos estatísticos evidenciou que as práticas de ensinos que estimulam o engajamento do aluno promovem habilidades e competências aos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendidos no âmbito educacional
Abstract: This research presents a research proposal whose objective is to verify the contributions that the implementation of the project provides in the construction of statistical knowledge and the development of statistical literacy for students of the sixth year of Elementary School. The choice of the object of study was based on the concerns that permeate the practice of the teacherresearcher, leading us to reflect on the importance of pedagogical interventions that promote the effectiveness of teaching and learning. From this perspective, the question of this research arises: What are the potentialities of structuring and conducting a project, together with a sixthgrade class of Elementary School, with a view to the construction of statistical knowledge? For the development of qualitative research and to achieve the proposed objectives and answer the research question, we will rely on the methodological assumptions of Didactic Engineering. The theoretical foundations that support the research will have an approach in the conceptions of Statistical Education, as well as the three competencies advocated by this field of study, Literacy, Reasoning and Statistical Thinking. The work with projects is a teaching alternative that aims to provide the involvement of students in the construction of new knowledge and, thus, we carry out studies on the proposals presented by the Project Pedagogy. The research was developed during mathematics classes in a 6th grade class of Elementary School in a public school, and the researcher is the regent teacher. The implementation of the project as a proposal for the construction of statistical knowledge evidenced that teaching practices that stimulate student engagement promote skills and competencies to the subjects involved in the teaching and learning process in the educational environment
Palavras-chave: Educação matemática
Educação estatística
Produto educacional
Pedagogia de projetos
Mathematics education
Statistical education
Statistical literacy
Educational product
Project pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16612
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons