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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise de desempenho do reforço realizado no pavimento flexível do anel viário do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora - JF
Autor(es): Nogueira, Ana Luíza Silva Nascimento
Orientador: Marques, Geraldo Luciano De Oliveira
Miembros Examinadores: Ferreira, Guilherme Soldati
Miembros Examinadores: Carmo, Cassio Alberto Teoro do
Resumo: Pavimento é uma estrutura de engenharia projetada para receber os esforços oriundos do tráfego e manter as condições estruturais e funcionais adequadas de uma via. Nesse sentido, entende- se por reforço de revestimento a restauração em que se aproveita o valor residual da estrutura que já está desgastada. Foi realizado, no ano de 2020, um reforço da camada de revestimento do anel viário do campus de Juiz de Fora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com a utilização de geogrelha em apenas um dos trechos. Tendo em vista as características de melhoria de desempenho mecânico e preservação da estrutura presentes na geogrelha, o presente trabalho tem como objetivo principal a determinação da área trincada presente no anel viário, e objetivo específico a caracterização de parâmetros mecânicos. Dessa forma, a norma DNIT 433/2021 apresenta os parâmetros de cálculo e a metodologia de divisão de regiões homogêneas para obtenção da área trincada. No presente estudo as análises são feitas em campo, divididas em cinco trechos homogêneos, seguidas dos métodos sugeridos pela norma supra-citada. Além disso, para obtenção dos parâmetros mecânicos são realizados ensaios de laboratório de Resistência à Tração por compressão diametral, Módulo de Resiliência por compressão diametral e Fadiga por compressão diametral através da retirada de corpos de prova do referido trecho experimental com a geogrelha.
Resumen : Pavement is an engineering structure designed to receive efforts from traffic and maintain adequate structural and functional conditions of the road. In this sense, coating reinforcement is understood as the restoration in which takes advantage of the residual value of the structure that is already worn out. In 2020, the covering layer of the road ring at the Juiz de Fora's campus Federal University of Juiz de Fora (UFJF) was reinforced, using a geogrid in only one of the sections. Considering the characteristics of improving mechanical performance and preserving the structure present in the geogrid, the main objective of this work is to determine the cracked area present in the road ring, and the specific objective is to characterize mechanical parameters. Therefore, the DNIT 433/2021 norm presents the calculation parameters and the methodology for dividing homogeneous regions to obtain the cracked area. In the present study, the analyzes are carried out in the field, divided into five homogeneous sections, followed by the methods suggested by the norm. Furthermore, to obtain the mechanical parameters, laboratory tests are carried out on Tensile Strength by diametral compression, Resilient Modulus by diametral compression and Fatigue by diametral compression through samples from the mentioned experimental section with the geogrid.
Palabras clave : Pavimentação
Reforço de pavimento
Geogrelha
Área trincada
Paving
Pavement Reinforcement
Geogrid
Cracked area
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16601
Fecha de publicación : 14-dic-2023
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - TCC Graduação



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