Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16526
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
saramerideoliveirasiqueira.pdf23.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Que corpo é esse? Pedagogias de uma série de vídeos na prevenção e combate às violências sexuais na infância
Autor(es): Siqueira, Sara Meri de Oliveira
Orientador: Castro, Roney Polato de
Miembros Examinadores: Santos , Michele Priscila Gonçalves dos
Miembros Examinadores: Ferrari, Anderson
Resumo: Na sociedade contemporânea, a compreensão da educação está em constante evolução, o que nos permite examinar de perto os artefatos culturais e suas abordagens pedagógicas. Esta pesquisa se concentrou na análise da série de vídeos intitulada ‘Que corpo é esse?’, que aborda questões relacionadas à violência sexual contra crianças no Brasil. O desejo em pesquisar a temática surge com o propósito de auxiliar na prevenção e/ou favorecer subsídios que contribuam para o enfrentamento da violência sexual infantil. Para isto, como metodologia, foi empregada a perspectiva netnográfica desenvolvida por Kozinets (1997), para examinar o papel da série de vídeos na educação para sexualidade e sua contribuição para a prevenção e combate à violência sexual. A série de vídeos foi lançada entre 2018 e 2021 como parte do projeto ‘Crescer sem violência’, uma parceria entre a Childhood Brasil e o Unicef, visando disseminar informações para enfrentar a violência contra crianças e adolescentes. A animação narra a história da família Vila César, uma família tipicamente brasileira, abordando questões relacionadas ao corpo e experiências sexuais em diferentes fases da vida cotidiana. Através da seleção de episódios específicos que abordam termos-chave como ‘violência sexual’, ‘abuso sexual’, ‘prevenção’ e ‘educação’, foi concluído que a série utiliza uma linguagem acessível e explora situações cotidianas para educar o público, enfatizando a importância do diálogo e da orientação para ensinar as crianças e adolescentes a conhecerem seus corpos e se protegerem contra a violência.
Resumen : In contemporary society, the understanding of education is constantly evolving, which allows us to closely examine cultural artifacts and their pedagogical approaches. This research focused on analyzing the video series entitled 'What body is this?', which addresses issues related to sexual violence against children in Brazil. The desire to research this topic arises with the purpose of assisting in prevention and/or providing subsidies that contribute to addressing child sexual violence. For this, as a methodology, the netnographic perspective developed by Kozinets (1997) was employed to examine the role of the video series in sexuality education and its contribution to the prevention and combat of sexual violence. The video series was launched between 2018 and 2021 as part of the 'Growing Up Without Violence' project, a partnership between Childhood Brazil and UNICEF, aiming to disseminate information to address violence against children and adolescents. The animation tells the story of the Vila César family, a typical Brazilian family, addressing issues related to the body and sexual experiences in different phases of everyday life. Through the selection of specific episodes that address key terms such as 'sexual violence', 'sexual abuse', 'prevention', and 'education', it was concluded that the series uses accessible language and explores everyday situations to educate the audience, emphasizing the importance of dialogue and guidance to teach children and adolescents to know their bodies and protect them selves against violence.
Palabras clave : Violência sexual
Pedagogias
Artefatos culturais
Educação para a sexualidade
Violence sexual
Cultural/artifacts pedagogies
Sexuality education
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16526
Fecha de publicación : 13-nov-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons