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Tipo: Dissertação
Título: Novas configurações de dança no processo de comunicação entre corpo e ambiente: uma análise de espacialidades de dança em realidade aumentada móvel
Autor(es): Lima, Daniela Torres
Primeiro Orientador: Queiroz, Álvaro João Magalhães de
Co-orientador: Oliveira, Adriana Gomes de
Membro da banca: Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira
Membro da banca: Ferreira, Debora Pazetto
Resumo: Esta pesquisa apresentará uma análise sobre as espacialidades emconfiguraçõesdedança que envolvem o uso de Realidade Aumentada, interessando-se, principalmente, pelomodo de visualização por dispositivos móveis. Pretende-se observar, a partir dovérticecorpo-dança-espaço, como a tecnologia de realidade aumentada pode ser exploradaapartirda dança, e também como se configura o espaço contemporâneo a partir de uma perspectivada estudo do corpo. Assim, a fim de desenvolver uma abordagem que suscite a interpolaçãoneste vértice, a dança será tomada como um texto cultural que se inscreve emcorpo, demodo a ser considerada como um objeto privilegiado para a percepção dos efeitosquetangem a concepção de um espaço desse momento histórico. Fundamenta-se esta trajetóriapelo viés da Teoria Corpomídia, proposta por Helena Katz e Christine Greiner (2005), equetratam o corpo como um contexto de síntese, construído a partir da (des)organizaçãoeajustamento das trocas informativas com o ambiente. Utilizando-se dessa perspectiva, eestendendo-a à compreensão de espaço articulada por Milton Santos (2007, 2008) edeespacialidades dada por Lucrécia Ferrara (2007, 2008), contribuíremos para o entendimentodo espaço para além da compreensão de um lugar fixo e mensurável. Reitera-senestaarticulação, que o caráter vivencial do corpo é o que poderia caracterizar a comunicabilidadede um espaço enquanto um conceito que também está em constante movimento, e quehojenão isenta questões das novas tecnologias. Nesse sentido, pretende-se observar comoousoda tecnologia de realidade aumentada em configurações de dança pode suscitar pistas sobreos modos como se manifesta o espaço contemporâneo.
Abstract: This research presents an analysis of dance spatialities, focusing on the dancesthatoccur through the use of mobile Augmented Reality. It is intended to observe howtheaugmented reality technology can be exploited from the dance, and also howspacecontemporary is configured from a perspective of study of the body. In order todevelopaninterdisciplinary approach, dance will be taken as a cultural text that is inscribedinbody,being considered as a privileged object for the perception of the effects that affect theconception of a space. This trajectory is based on Corpomedia Theory, proposedbyHelenaKatz and Christine Greiner (2005), in which the body is treated as a context of synthesis, andbuilt from the (dis) organization and adjustment of information in the body-environmentrelationship. Using this perspective, and extending it to the understanding of space articulatedby Milton Santos (2007, 2008), and spatialities, given by Lucrécia Ferrara (2007, 2008), wewill contribute to the understanding of space beyond the comprehension of a fixedandmeasurable place. In this sense, we intend to observe how the use of augmentedrealitytechnology in dance configurations can give clues about the ways in which contemporaryspace manifests itself.
Palavras-chave: Dança
Espaço
Espacialidade
Corpomídia
Realidade aumentada
Dance
Space
Spaciality
Corpomedia
Augmented reality
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15870
Data do documento: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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