Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15843
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elizadiasmoller.pdf6.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Elisabeth Murilho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Sérgio José Puccini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Maria Eduarda Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Gumes, Nadja Vladi Cardoso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorMöller, Eliza Dias-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-25T14:09:46Z-
dc.date.available2023-08-25-
dc.date.available2023-08-25T14:09:46Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15843-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the music scene of the so-called guitar bands, in the city of São Paulo in the 1990s. The guitar scene in São Paulo developed in the midst of several local independent scenes, from hardcore to metal, and punk in the late 1980s, had the first bands formed around 1989, such as Pin Ups and Killing Chainsaw. Before long or at the same time, in the case of Rio de Janeiro, bands with the same aesthetic arranged other scenes, not necessarily with the name of guitar, in cities like Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, among others. The guitars were one of the first, if not the first, in Brazil to take on characteristics of indie guitar rock, a musical genre that originated in the United Kingdom and the United States in the mid-1980s. Nineteenth-century guitar bands are one of the first bands to present sounds like grunge in national territory, before the Nevermind explosion (released in 1991 by Nirvana), as Pin Ups’ first album, Time Will Burn was released in 1990, which shows a connection of this scene with an international movement of independent music considered “alternative” and “underground”. In this way, I seek to investigate what relationships the guitar scene establishes with the history of independent music in São Paulo, as well as investigate the scene itself, its actors, their tastes, their products, the devices they use in the city of São Paulo, and the collective social relations between the participants of the scene. It is observed throughout the research that the guitar scene leaves a legacy for the indie rock scene in contemporary Brazil being fundamental for the invention of a tradition of this scene and its identity.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a cena musical das chamadas guitar bands, na cidade de São Paulo na década de 1990. A cena guitar paulistana se desenvolveu em meio a diversas cenas independentes locais, do hardcore, metal, punk no final da década de 1980, com as primeiras bandas formadas por volta de 1989, como o Pin Ups e Killing Chainsaw. Em pouco tempo, ou simultaneamente no caso do Rio de Janeiro, bandas com a mesma estética arranjavam outras cenas, não necessariamente com o nome de guitars, em cidades como Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba entre outras. Os guitars são um dos primeiros, senão os primeiros, no Brasil que assumem características do indie guitar rock, gênero musical que tem origem no Reino Unido e nos Estados Unidos em meados da década de 1980. As guitar bands noventistas são as primeiras bandas a apresentar sonoridades como o grunge em território nacional, antes do estouro do Nevermind (da banda Nirvana, lançado em 1991), uma vez que o Time Will Burn, primeiro disco da paulistana Pin Ups, foi lançado em 1990, revelando uma conexão desta cena com uma movimentação internacional da música independente considerada “alternativa” e “underground”. Desta forma, busco investigar quais relações a cena guitar estabelece com a história da música independente paulistana, assim como investigo a própria cena, seus atores, seus gostos, seus produtos, dispositivos que utilizam na cidade de São Paulo, assim como as relações sociais entre os participantes da cena. Observa-se ao longo da pesquisa que a cena guitar deixa um legado para a cena indie rock no Brasil contemporâneo, sendo fundamental para a invenção de uma tradição desta cena e sua identidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMúsica independentept_BR
dc.subjectCultura juvenilpt_BR
dc.subjectCenas musicaispt_BR
dc.subjectIndie rockpt_BR
dc.subjectGuitar bandspt_BR
dc.subjectIndie musicpt_BR
dc.subjectYouth culturept_BR
dc.subjectMusical scenespt_BR
dc.subjectIndie rockpt_BR
dc.subjectGuitar bandspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleA cena das guitar bands em São Paulo na década de 1990: música e cultura juvenilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons