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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Abordagem do guia alimentar para a população brasileira em livros de ciências do ensino fundamental
Author: Costa, Gilcimara Bonifácia
First Advisor: Carneiro, Angélica Cotta Lobo Leite
Referee Member: Vincha, Kellem Regina Rosedo
Referee Member: Almeida, Nizia Araújo Vieira
Resumo: Objetivo: Analisar a abordagem do conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira em livros de ciências do Ensino Fundamental. Métodos: Realizou-se um estudo transversal descritivo. Foram analisados os 13 livros de ciências do 8o ano das coleções aprovadas pelo Ministério da Educação para serem usadas no triênio 2017 a 2019. Mediante a leitura dos capítulos que abordavam a nutrição e a alimentação, foi identificada a presença e ausência de conteúdos relacionados à temática dos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar, bem como a menção ao Guia e à pirâmide alimentar. Quando presente, o conteúdo foi categorizado considerando a abordagem sob a perspectiva da racionalidade nutricional ou do conceito ampliado de alimentação. Resultados: Os temas relacionados ao consumo de alimentos naturais, ultraprocessados e ingredientes culinários estiveram presentes em todos os livros. A abordagem da comensalidade foi frequente, mas pontual e os demais temas que podem estimular a adoção de uma alimentação adequada e saudável foram pouco explorados. Foram identificadas poucas menções ao Guia Alimentar e ampla abordagem da pirâmide alimentar, que não é a diretriz oficial brasileira. Observou-se uma tendência dos livros de ciências de manter o enfoque biológico do processo de alimentação. Conclusões: A abordagem dos conteúdos do Guia Alimentar nos livros de ciências é superficial, principalmente quando se considera as dimensões não biológicas da alimentação. A menção direta ao Guia nesses livros pode ser mais explorada como forma de ampliar sua divulgação.
Abstract: Objective: Analyze the content approach of the Food Guide for the Brazilian Population in elementary school science books. Methods: A descriptive cross-sectional study was performed. The 13 8th grade science books from collections approved by the Ministry of Education for use in the 2017-2019 triennium were analyzed. By reading the chapters on nutrition and diet, the presence and absence of content related to the ten-steps theme for proper and healthy eating of the Food Guide was identified, as well as the mention of the Guide and the food pyramid. When present, the content was categorized considering the approach from the perspective of nutritional rationality or the expanded concept of food. Results: The topics related to the consumption of natural, ultra-processed foods and culinary ingredients were present in all books. The approach of commensality was frequent but punctual and the other themes that can stimulate the adoption of adequate and healthy eating were little explored. Few mentions of the Food Guide were identified and a broad approach to the food pyramid, which is not the official Brazilian guideline. There has been a tendency in science books to maintain the biological focus of the eating process. Conclusions: The approach to the contents of the Food Guide in science books is superficial, especially when considering the non-biological dimensions of food. Direct mention of the Guide in these books can be further explored as a means of expanding it's dissemination.
Keywords: Guias alimentares
Materiais de ensino
Educação alimentar e nutricional
Ensino fundamental e médio
Food guides
Teaching materials
Food and nutrition education
Elementary and high school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15841
Issue Date: 12-Nov-2019
Appears in Collections:Nutrição - Campus GV



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